X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alemanha: PSA erradicada com sucesso na Saxónia

A Saxónia está novamente livre da Peste Suína Africana.

12 Fevereiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A 5 de Fevereiro de 2026, completou-se exactamente um ano desde o último caso confirmado de Peste Suína Africana (PSA) num javali no distrito de Bautzen, o que significa que já não existem casos activos da doença na Saxónia. Por conseguinte, a PSA é considerada erradicada com sucesso neste estado alemão.

Após o primeiro caso, a 31 de Outubro de 2020, num javali que provavelmente migrou da Polónia através do rio Neisse, foram confirmados um total de 2.398 casos de PSA na Saxónia. Em 2023, as áreas restritas necessárias para o controlo da PSA atingiram o seu pico, cobrindo aproximadamente um terço do território da Saxónia. Foram erguidas cerca de 830 km de vedações de protecção para restringir a circulação de javalis e, consequentemente, a propagação do vírus. Deste montante, já foram removidos aproximadamente 480 km de vedações.

O combate à doença animal exigiu uma redução significativa da população de javalis através de caçadas e batidas individuais realizadas pela comunidade de caçadores da Saxónia. Foram também instaladas inúmeras armadilhas para permitir a remoção selectiva dos animais. Uma medida crucial foi a procura quase diária de cadáveres, realizada principalmente com cães farejadores e drones financiados pelo Estado Livre da Saxónia e apoiados por detentores de direitos de caça locais, bem como por funcionários florestais e governamentais.

Mais de 1800 dos 2398 javalis infectados foram identificados através destas buscas. As amostras foram analisadas no Instituto de Investigação do Estado da Saxónia (LUA). Desde Outubro de 2020, foram examinadas aproximadamente 237500 amostras: cerca de 139000 de javalis e quase 99000 de suínos domésticos. O Estado Livre da Saxónia investiu um total de aproximadamente 60 milhões de euros no combate à Peste Suína Africana (PSA).

O Ministério dos Assuntos Sociais vai solicitar este mês à Comissão Europeia a suspensão da zona de restrição no distrito de Bautzen. O corredor de protecção ao longo da fronteira com a Polónia, no distrito de Görlitz, composto por duas vedações paralelas, manter-se-á até que a Peste Suína Africana (PSA) seja também erradicada nas zonas adjacentes da Polónia. No entanto, a evolução favorável da situação da PSA em ambos os países já permitiu ajustes na avaliação do risco, tendo já sido iniciado o desmantelamento de parte da barreira móvel contra javalis, instalada ao longo do rio Neisse, para além das vedações permanentes.

5 de Fevereiro de 2026/ Ministério dos Assuntos Sociais, Saúde e Coesão Social do Estado da Saxónia/ Alemanha. https://www.medienservice.sachsen.de

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados