Para prevenir a introdução da Peste Suína Africana (PSA) no centro e norte do estado de Hesse, o Ministério da Agricultura e Ambiente de Hesse (HMLU) iniciou a construção de uma vedação permanente com 60 quilómetros de comprimento, concebida para bloquear a entrada de javalis. Esta barreira, localizada ao longo da fronteira com a Renânia do Norte-Vestfália, irá formar uma linha de proteção duradoura para impedir a entrada do vírus em Hesse. A conclusão da obra está prevista para o final do ano.
A vedação servirá como uma proteção estratégica a longo prazo contra a movimentação de javalis. Na Renânia do Norte-Vestfália, a PSA foi detectada pela primeira vez a 14 de Junho de 2015 e, desde então, foram registados 175 casos positivos em javalis.

Considerando a progressão da doença na Renânia do Norte-Vestfália — com casos a apenas 15 quilómetros da fronteira com o estado de Hesse —, esta vedação constitui uma medida de proteção adicional, complementando a procura intensiva de carcaças na zona fronteiriça e a vedação elétrica temporária já instalada para limitar a circulação de javalis.
Principais características do projeto
- Comprimento total: aproximadamente 60 kilómetros (duas secções de cerca de 30 km cada, norte e sul).
- Início das obras: os trabalhos preparatórios e os levantamentos (incluindo a deteção de possíveis munições) começam esta semana.
- Tipo de construção: cerca fixa de malha metálica especial, impermeável a javalis, utilizando também material já testado no sul de Hesse.
- Distribuição / traçado:
- Secção sul (aprox. 30 km): de Haiger a Biedenkopf via Dillenburg, Eschenburg e Breidenbach.
- Secção norte (aprox. 30 km): desde a fronteira do distrito de Kassel em Eifa, via Hatzfeld, Dodenau, Allendorf e Osterfeld até Bromskirchen.
- Organização dos trabalhos: as obras estão a ser realizadas em simultâneo em ambas as secções (norte/sul), as prioridades de construção dependem da proximidade às áreas infectadas na Renânia do Norte-Vestfália e de outros fatores, como a movimentação de javalis e a densidade populacional.
- Finalização prevista: finais de 2025.
A vedação elétrica existente permanecerá no local para proporcionar uma dupla barreira contra possíveis tentativas de travessia por javalis. Está também previsto um número suficiente de portões e pontos de acesso para veículos agrícolas, caminhantes e ciclistas.
20 de outubro de 2025/ Governo do Estado de Hesse/ Alemanha.
https://hessen.de/


