Leia este artigo em:

Exposição porcos brancos a luz solar e concentrações de vitamina D

O objectivo deste estudo foi determinar o efeito de uma exposição limitada ao sol sobre a concentração sérica de vitamina D e a expressão de enzimas de síntese de vitamina D no fígado e no rim.

4ª feira 19 Julho 2017 (há 4 meses 26 dias)

Actualmente, o uso de rações que contenham níveis de 3 a 5 vezes as recomendações em vitamina D deverá garantir a suficiência. No entanto, a literatura indica que a concentração sérica média de vitamina D é insuficiente ou está no limite. De facto, doenças dos ossos, incluindo o raquitismo, ainda ocorrem em porcos criados em explorações modernas. As práticas de confinamento tradicionais limitam a exposição à luz solar e à síntese de vitamina D e a insuficiência de vitamina acontece mesmo com suplementos dietéticos.

O objectivo deste estudo foi determinar o efeito de uma exposição limitada ao sol sobre a concentração sérica de vitamina D e a expressão de enzimas de síntese de vitamina D no fígado e no rim de porcos alimentados com uma dieta adequada em vitamina D. Porcos brancos e pigmentados (29,7 ± 2,3 kg) foram alimentados com uma dieta com 15% de PB, ad libitum e proporcionando > 1,200 UI de vitamina D3/kg de ração. Foram expostos à luz solar durante 1 hora/dia, ao meio-dia solar e durante 14 dias no equinócio de Primavera (Março n= 10) ou no solstício de Verão (Junho n = 5) e mais uma vez antes do abate de Junho (porcos de Março) e Setembro (porcos de Junho). Foi recolhido sangue para análise de 25 (OH)D antes e depois da exposição à luz solar. Os porcos, tradicionalmente alojados, serviam como controlos. Depois da exposição inicial ao sol, foram recolhidas amostras de sangue de porcos de Junho diariamente durante 5 dias e semanalmente durante 8 semanas para determinar a carência de vitamina D3 e 25(OH)D. Foram recolhidas amostras de rim e de fígado dos porcos de Junho após o abate e posterior à exposição solar para a análise da expressão de ARN mensageiro da proteína de união a vitamina D e enzimas de síntese/degradação.

O ganho médio diário (GMD) não foi influenciado pela exposição à luz solar. Nos porcos de Junho a duração da engorda foi mais curta, o GMD menor e foram abatidos a um peso mais ligeiro. A exposição à luz solar aumentou 25(OH)D para todos os porcos. Os porcos de Março tinham uma concentração mais baixa de 25(OH)D que os porcos de Junho nascidos na exploração. A exposição solar inicial aumentou a concentração sérica de 25(OH)D nos porcos de Março em 200% e nos porcos de Junho em 67%. A concentração sérica de vitamina D3 reduziu-se em 72 h e 25(OH)D diminuiu às 4 semanas da exposição. A expressão da proteína de união à vitamina D, a síntese de vitamina D CYP2R1, CYP27A1, CYP2D25 ou a enzima de degradação CYP24A1 não foram influenciadas pela exposição à luz solar. A expressão de CYP27B1 reduziu-se no rim, mas tendeu a aumentar no fígado depois da exposição ao sol.

Estes resultados sugerem que a exposição limitada ao sol pode aumentar de maneira eficiente a concentração sérica de vitamina D em porcos de crescimento com níveis variáveis de suficiência da vitamina. A falta de mudanças importantes nas enzimas sintetizadoras de vitaminas sugere que o período de exposição de 14 dias não saturou a capacidade dos porcos a peso de abate para sintetizar a vitamina D.

Alexander, B. M., Ingold, B. C., Young, J. L., Fensterseifer, S. R., Wechsler, P. J., Austin, K. J., and Larson-Meyer, D. E. (2017). Sunlight exposure increases vitamin D sufficiency in growing pigs fed a diet formulated to exceed requirements. Domestic Animal Endocrinology, 59, 37-43. https://doi.org/10.1016/j.domaniend.2016.10.006

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

30-Nov-201726-Out-201728-Set-201731-Ago-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui