Leia este artigo em:

Digestibilidade dos nutrientes em porcos de engorda relacionada com fonte de fibra e adição de enzimas pueden afectar la digestibilidad de los

Ainda que os porcos se adaptem moderadamente às dietas altas em fibra, há um impacto negativo da fibra sobre a digestibilidade dos nutrientes e o rendimento, quando é utilizado um nível alto de sub-produtos.

6ª feira 25 Agosto 2017 (há 2 meses 25 dias)

Ainda que os porcos se adaptem moderadamente às dietas altas em fibra, há um impacto negativo da fibra sobre a digestibilidade dos nutrientes e o rendimento, quando é utilizado um nível alto de sub-produtos. É sugerido que a suplementação de enzimas com capacidade para degradar os polissacáridos não amiláceos (NSP) apresenta um elevado potencial. No entanto, os ingredientes diferem muito nas suas fracções de NSP e composição química mas também é variável a actividade das enzimas adicionadas para degradar a fibra.

Para avaliar o efeito da fonte de fibra e a adição enzimática sobre a digestibilidade dos nutrientes sobre dietas baseadas em sub-produtos de cereais, foram utilizados bagaço de trigo e casca de soja. Foram a única fonte de fibra para as 2 dietas basais (dieta baseada em bagaço de trigo, WB; e dieta baseada em casca de soja, SH). Foi adicionada uma mistura de enzimas que proporcionou 1000 U celulase, 5000 U xilanase e 1500 U fitase por quilograma às 2 dietas basais. Foi atribuída uma das 4 dietas de ensaio (WB e WB com enzima, SH e SH com enzima) a 2 de 8 porcos machos que foram canulados cirurgicamente (com cânulas em forma de T) no duodeno proximal e íleo distal simultaneamente, seguindo um desenho de quadrado latino 4 × 4. Foi recolhida a digesta duodenal, ileal e fezes para medir o coeficiente de digestibilidade aparente da proteína bruta (PB), o extracto etéreo (EE), o amido, a matéria orgânica (MO), a fibra neutro detergente (NDF), a fibra ácido detergente (ADF), os NSP e os seus resíduos de açúcares constituintes no duodeno proximal (CADD), íleo distal (CAID) e tracto digestivo total (CATTD) dos porcos e além disso, foram avaliadas as propriedades fisico-químicas.

O resultado indicou que a digestão da maioria dos nutrientes incluindo as fracções de fibra e NSP começou consideravelmente antes do duodeno proximal em todas as dietas. O bagaço de trigo apresentou maior CAID de NDF e ADF, CATTD de PB e EE que a casca de soja. Ainda que a fonte de fibra não tenha afectado a CATTD das fracções NSP, tanto o NSP total, arabinose, xilose e glucose e NSP insolúvel, arabinose e glucose do salvado de trigo foram mais digeríveis no íleo terminal que para a casca de soja. A adição de enzimas melhorou o CADD de MO, cinza, NDF e ADF e o CAID de PB, EE, MO, cinza, NDF e ADF, mas não afectou o CATTD de outros nutrientes maioritários. O CADD e CAID, mas não CATTD, da maioria das fracções de NSP e os seus resíduos de açúcares constituintes foram afectados pela adição de enzimas. A fonte de fibra e a adição enzimática também mostraram influência sobre a viscosidade da digesta, a capacidade de retenção de água (WBC) e o valor de pH da digesta e fezes.

Em conclusão, a fonte de fibra influi na digestão dos nutrientes em diferentes segmentos do tracto digestivo do porco, com maior CATTD da PB e EE para o uso de bagaço de trigo comparando com a casca de soja. A enzima exógena para degradar os NSP acelera a degradação das fracções de fibra e NSP e promove a digestão dos nutrientes no intestino delgado dos porcos.

Liu, Q., Zhang, W. M., Zhang, Z. J., Zhang, Y. J., Zhang, Y. W., Chen, L., and Zhuang, S. (2016). Effect of fiber source and enzyme addition on the apparent digestibility of nutrients and physicochemical properties of digesta in cannulated growing pigs. Animal Feed Science and Technology, 216, 262-272. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2016.04.002

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

26-Out-201728-Set-201731-Ago-201727-Jul-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui