Leia este artigo em:

Bagaço de soja fermentado para a alimentação de leitões ao desmame

Com base na digestibilidade de nutrientes e saúde intestinal, o bagaço de soja fermentado poderá converter-se numa fonte de proteína económica e apta para leitões.

5ª feira 14 Setembro 2017 (há 8 dias)

Actualmente, a fonte de proteína mais importante nas dietas de suíno é bagaço de soja (SBM).

No entanto, a sua aplicação nas dietas para leitões é limitada porque inclui alguns factores anti-nutricionais e proteínas antigénicas, que interferem com a digestão, absorção e utilização dos nutrientes. A degradação da maioria das proteínas antigénicas (glicinina e β-conglicinina) e inibidores da protease em SBM fermentada por Bacillus subtilis trás melhoras na morfologia intestinal e na actividade das enzimas digestivas de leitões ao desmame. O processo de fermentação também degrada proteínas, hidratos de carbono e compostos de menor peso molecular e solúveis na água, diminuindo assim o risco de diarreia.

Com o objectivo de aumentar o valor nutritivo do bagaço de soja (SBM), foram utilizadas 3 estirpes de micróbios para fermentar SBM. Através de um desenho ortogonal 3 × 3 e medidas dos conteúdos de péptidos de soja e de factores anti-nutricionais no bagaço de soja fermentado (FSBM) para a fermentação SBM, foi estimado que a melhor proporção microbiana de Bacillus subtilis, Hansenula anomala e Lactobacillus casei para a fermentação de SBM foi 2: 1: 2. Foram seleccionadas 25 ninhadas de leitões lactantes de 7 dias de vida e foram divididos em 5 grupos segundo o seu peso corporal e género (metade machos e fêmeas). As 5 dietas foram: uma dieta basal que contém 10% de SBM e 6% de proteína plasmática (PP), ou 10% de FSBM e 6% de PP, ou 10% de FSBM e 4% de PP, ou 10% de FSBM e 2% de PP, ou 10% de FSBM e 0% de PP. As dietas de “creep feeding” foram oferecidas durante a lactação e os leitões foram desmamados aos 28 dias de idade. As dietas foram oferecidas durante 10 dias pós-desmame. Foi realizado outro estudo utilizando 250 porcos de 35 dias de idade. Os leitões distribuídos por 5 grupos com 5 repetições para cada grupo. O periodo experimental foi de 30 dias. As 5 dietas foram uma dieta basal como controlo, substituição de SBM por FSBM a 3,75%, substituição de SBM por FSBM a 7,50% e bagaço de trigo, substituição de SBM por concentrado proteico de soja (CPS) a 3,75% e bagaço de trigo, substituição de soja por CPS a 7,50% e bagaço de trigo.

A experiência com leitões mostrou que 10% de substituição da SBM por FSBM não teve efeito sobre o crescimento dos leitões lactantes (dias 7-28). No entanto, os leitões recém-desmamados (dias 28-38) alimentados com FSBM a 10% a diferentes níveis de PP obtiveram um maior ganho média diário (ADG) e melhor conversão alimentar (FCR), em comparação com os sem FSBM e 6% de PP. Os leitões (dias 38-68) alimentados com dietas suplementadas com FSBM e CPS a 3,75% e 7,5%, respectivamente, aumentaram a digestibilidade dos nutrientes, a actividade enzimática fecal, a contagem de bactérias lácticas e diminuíram as contagens fecais de Escherichia coli comparados com o controlo. Estes dados indicam que a proporção microbiana de Bacillus subtilis, H. anomala e L. casei a 2: 1: 2 pode aumentar o conteúdo de péptidos da soja e o valor nutritivo de SBM e diminuir o conteúdo de factores anti-nutricionais na SBM. As experiências com leitões lactantes e desmamados mostraram que FSBM poderá substituir as PP e CPS nas dietas dos leitões e acarretar retorno económico.

Yuan, L., Chang, J., Yin, Q., Lu, M., Di, Y., Wang, P., Wang, Z., Wang, E., and Lu, F. (2017). Fermented soybean meal improves the growth performance, nutrient digestibility, and microbial flora in piglets. Animal Nutrition, 3(1), 19-24. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2016.11.003

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Nutrimail

Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos

Não estás inscrito na lista

31-Ago-201727-Jul-201729-Jun-201725-Mai-2017

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui