Leia este artigo em:

Preço do porco na Ucrânia

Ampliamos a secção de preços com o mercado ucraniano. Este preço é actualizado semanalmente e pode ser consultado um histórico desde o ano 2012.

5ª feira 5 Novembro 2015 (há 3 anos 9 meses 13 dias)
gosto

Recentemente ampliamos a informação dos preços do suíno ao incorporar o mercado ucraniano na secção de "Últimas cotações e evolução".

O preço deste mercado é representado através de uma média dos preços a nível de exploração das três regiões que juntam os principais produtores de suínos do país. O preço da semana em curso ascende a 30,74 UAH / kg vivo, que equivale a 1,20 €.

O preço do mercado ucraniano é actualizado semanalmente e pode ser consultado num histórico desde o ano de 2012.

 

Evolución del precio del cerdo (UAH/kg vivo) en Ucrania desde 2012.

Gráfico 1. Evolução do preço do suíno (UAH/kg vivo) na Ucrânia desde 2012.

 

Tal como observado no gráfico 1, o preço do porco teve um forte incremento a partir de Abril de 2014.

A partir desse momento, também começou uma forte desvalorização da moeda que repercutiu numa importante redução da importação de carne de porco. No gráfico 2 pode-se ver a evolução da taxa de câmbio junto com uma comparação como o preço na Alemanha, importante exportador de carne deporco para a Ucrânia (líder em 2015).

 

Precio del cerdo en Ucrania, Alemania y conversión monetaria UAH/€ desde 2012

Gráfico 2. Evolução do preço alemão (UAH/kg carcaça), o preço ucraniano (UAH/kg vivo) e da taxa de câmbio da moeda (UAH/Euro) desde 2012.

 

Em 2015 estão a dar-se importantes mudanças no mercado suíno ucraniano. A produção está a aumentar e as exportações também, ao mesmo tempo que se reduzem as importações. O preço continua a aumentar em 2015, estando a níveis muito superiores aos anos anteriores (gráfico 3), até iniciar uma forte queda em Agosto, um mês antes do esperado pelo padrão estacional.

 

Precio semanal del cerdo en Ucrania (UAH/kg vivo) desde 2012 a octubre de 2015.

Gráfico 3. Preço semanal do porco na Ucrânia (UAH/kg vivo) desde 2012 a Outubro de 2015.

 

Segundo a Associação de Produtores de porco da Ucrânia, no Outono há um excesso de oferta que se explica por diversas razões:

* Durante os primeiros 9 meses do ano as explorações comerciais aumentaram a produção, até 395,6 milhares de toneladas em peso vivo, 2% mais que no mesmo periodo de 2014.

* Se bem que a produção caseira tenha diminuído em 6%, a produção intensiva aumentou para 3,85 milhões de cabeças (+40,2 mil cabeças mais que em 2014).

* Uma procura interna fraca limitada pelo poder de aquisição. No Verão o excedente foi exportado para a Federação Russa e Crimeia. No entanto, desde Agosto que esta actividade comercial diminuiu.

Imprensa

Grande renovação da 33329-Jan-2018 há 1 anos 6 meses 20 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags