Relação da Fibra funcional sobre a constipação e a microbiota intestinal de matrizes suínas

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
A inclusão de fibras funcionais impacta na absorção dos nutrientes presentes na dieta e auxilia na otimização da motilidade intestinal, minimizando os quadros de constipação.

  O período de gestação é considerado uma das principais fases do sistema de produção de suínos. Os resultados de desempenho das matrizes suínas durante essa fase refletem totalmente nas fases subsequentes do sistema de produção, o que faz com que haja maior cuidado e atenção neste período. 

  O fato de ocorrer vários fenômenos neste momento, implica em algumas alterações metabólicas e fisiológicas, podendo trazer sérias complicações às matrizes suínas e consequentemente, elevar a demanda nutricional. 
inclusão de fibras funcionais impacta na absorção dos nutrientes presentes na dieta e auxilia na otimização da motilidade intestinal, minimizando os quadros de constipação (PEARODWONG et al., 2016, SHANG et al., 2019, FERNANDES, 2021). 

  Além de contribuir para a absorção de nutrientes e auxiliar na motilidade intestinal, a fibra induz a retenção de água nas fezes e consequentemente alivia o grau de constipação, principalmente no periparto (SHANG et al., 2019) Uma matriz suína constipada, é uma matriz que apresenta baixo consumo de água, que possivelmente recebeu uma dieta com baixa inclusão de fibra na ração, e que está sob estresse por calor.  Tan (2015) e seus colaboradores, explicam este fato ao avaliar o escore fecal ao longo da fase lactacional das fêmeas suínas que receberam dieta com inclusão de 2,2% de farinha de Konjac durante a gestação. 

  A inclusão de fontes de fibras com maior proporção de componentes insolúveis estimula a secreção de água e mucosa no lúmen intestinal, o que altera o escore fecal dos indivíduos (MCRORIE et al., 2015). O estímulo da resposta imunológica materna, ativados pela fermentação microbiana através dos metabólitos produzidos, pode refletir na imunidade da prole por meio da transferência de anticorpos no colostro e no leite (FERNANDES, 2021; 

  Dessa forma, a fibra auxilia na motilidade intestinal da fêmea suína, melhorando a saúde do TGI principalmente no periparto, uma fase em que há a necessidade de uma maior atenção.

SAIBA MAIS EM:

 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
4 gostocomentaFavoritos

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 139409 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Contas recomendadas
MILENE  India

MILENE India

Indústria das carnes - Brasil
333 Portugal

333 Portugal

Empresa - Espanha
ELANCO ANIMAL HEALTH
Empresa - Portugal