Sabe como realizar o diagnóstico da ileíte de maneira correta na sua granja?

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
Hoje junto com a MSD saúde animal, enumeraremos as diferentes técnicas para o diagnostico da Lawsonia Intracellularis.

Para saber se a causa das diarreias ou da refugagem nas granjas é Ileíte o principal diagnostico a ser feito é a histopatologia, aí podemos enxergar as lesões típicas da doença além de algumas colorações especificas que o laboratório faz e a imuno-histoquímica.

PCR de Lawsonia nas fezes: O fato de achar positividade na PCR não determina se o animal realmente está sofrendo pela Lawsonia ou não, pois ela é positiva em quase o 100% das granjas fato que não nos da garantia total do diagnóstico.

PCR quantitativo: ferramenta bastante usada nos últimos anos, a técnica quantifica em cada grama de fezes o quanto de Lawsonia está presente e essa quantificação tem uma relação direta com as lesões (coeficiente de correlação alto) não é preciso sacrificar o animal tendo uma ideia do quanto está lesionado o íleo desse animal.

Sorologia: detecta IgG no soro, se o animal for positivo à sorologia quer dizer que o animal entrou em contato com a Lawsonia em algum momento da vida, não quer dizer que necessariamente ele está protegido ou imunizado contra o agente, porque a imunidade é muito mais local que sistêmica.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
3 gostocomentaFavoritos

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138330 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Contas recomendadas
MILENE  India

MILENE India

Indústria das carnes - Brasil
333 Portugal

333 Portugal

Empresa - Espanha
ELANCO ANIMAL HEALTH
Empresa - Portugal
Adial Nutrition
Empresa - Espanha