Matérias-primas - Situação do mercado em agosto 2025
Enquanto Donald Trump continua a sua guerra comercial, os especialistas analisam os dados e usam as quedas mínimas nas bolsas de valores e os aumentos da inflação como evidência da gravidade do problema. No entanto, o que surpreende é a calma que prevalece globalmente.
Enquanto Trump impõe tarifas, a Comissão Europeia recorre a subsídios e restrições.
PRINCIPAIS GRÃOS DO MUNDO
- TRIGO: Já imerso na colheita em Espanha, e a iniciar a colheita em toda a Europa, as boas previsões de quantidade confirmam-se na metade sul, e temos uma surpresa negativa nas primeiras colheitas de trigo da Rússia.
- MILHO: Continuam as notícias positivas para o progresso das colheitas globais. O Brasil está a prever números de produção que podem ultrapassar os 135 milhões de toneladas graças à boa produtividade na sua segunda colheita, que, em alguns estados, já ultrapassa os 77% e no conjunto do país, ultrapassa os 55%.
- BAGAÇO DE SOJA: Continuamos com a elevada disponibilidade de bagaço de soja no mercado. A elevada taxa de extracção, graças ao elevado preço do petróleo, aliada às posições compradas pela indústria e pelo retalho, desvalorizou globalmente o preço do bagaço como subproduto.
VALOR RELATIVO DAS MATÉRIAS-PRIMAS
Em termos nutricionais, atualizamos o custo dos diferentes nutrientes fornecidos pelas matérias-primas e verificamos a competitividade em cada momento para cada uma delas.
Em termos energéticos, destacamos a cevada como a fonte energética mais competitiva neste momento, abaixo do milho, e a melhoria que observamos tanto no DDG do milho como no farelo de trigo. O preço da polpa de beterraba é particularmente elevado.
Em relação à proteína, o bagaço de soja é claramente o líder em termos de incorporação em fórmulas, pois tem sido o mais competitivo desde março na Península Ibérica. Observamos que o bagaço de girassol integral e descascado, bem como o bagaço de colza, estão lentamente a seguir o exemplo.
É também de salientar o movimento do DDG do milho, que compete muito melhor em termos de conteúdo energético e proteico e pode conquistar interesse para formulação.
Por fim, as fibras. Os preços de quase todas as matérias-primas estão a descer, explicando a actual baixa competitividade da polpa de beterraba. Algumas delas podem apresentar uma ligeira recuperação nos meses de agosto e setembro.
https://my.elanco.com/es/centro-de-informacao/salud-nutricional-materias-primas
EM-ES-25-0023
Produtos
Contacto:
Contacte connosco através do seguinte formulário.