Matérias-primas - A situação do mercado em abril de 2024

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
A previsão do Índice de Preços ao Consumidor na zona euro está em 2,3 % para 2024 e atinge a meta de 2 % no próximo ano, podendo chegar a 1,9% em 2026.

O Banco Central Europeu mantem os juros apesar da travagem da economia e a baixa da inflação. A previsão do Índice de Preços ao Consumidor na zona euro está em 2,3 % para 2024 e atinge a meta de 2 % no próximo ano, podendo chegar a 1,9% em 2026.

O dólar cede terreno antes da reunião da FED e o euro sobe levemente. Prevêem-se cortes de aproximadamente 75 pontos base este ano frente aos 140 pontos base de princípios de ano, com 60 % de probabilidade de que o primeiro corte seja em junho.

PRINCIPAIS GRÃOS DO MUNDO:

  • TRIGO: O trigo continua a ser liderado pela pressão vendedora com origem na Rússia. Apesar de ainda ter um alto stock disponível, vemos como as estimativas para a produção de 23/24 neste país os levarão a superar os 93 milhões de tm se a colheita chegar a bom porto. A estimativa, revista há pouco, do Conselho Internacional de Cereais (IGC) sobe 10 milhões de tm a produção estimada para o trigo mundial, levando-a para perto de 800 milhões de Tm, próximo do record histórico.
  • MILHO: Notámos nos últimos 6/7 dias uma recuperação nos preços de reposição do milho nos portos da península e isso teve repercussão nos preços de origem ibérica na zona de León, onde se paga 8 €/tm a mais do que os mínimos que vimos de 206-207 €/tm.
  • COMPLEXO DA SOJA: Centrados completamente nas estimativas de produção para a América do Sul, a situação climatológica é mais favorável para a Argentina do que para o Brasil, mas com poucas mudanças nas estimativas produtivas. Além disso, o Brasil continuará com aumentos na superfície produtiva uma vez que os hectares disponíveis no país, mesmo sem desflorestação, possibilitam que seja este o país do planeta que consegue elevar as produções e a disponibilidade mundial de produtos agrícolas.

Depois da descida das matérias primas principais, os sub-produtos acompanham esta tendência, sobretudo os produtos com fibra, os quais têm menos procura nestes momentos onde as rações de extensivo não têm tanta saída numa península com tanto pasto disponível. Movimentam-se mais lentamente produtos como Colza ou Destilados de Milho, mas terminarão a competir com a soja em maio. INFORMAÇÕES

 

IMPORTANTES - DATAS E INSCRIÇÕES PARA COLÓQUIOS 2024:

Depois de um problema no primeiro colóquio do ano, queremos pedir desculpa e aproveitar para perguntar se gostaria que falássemos sobre um determinado tema porque este ano iremos realizar mais 3 colóquios, todos eles a partir das 15h00, nas seguintes datas:

  • 16/05/24.
  • 19/09/24.
  • 12/12/24.

Use este link para se inscrever nos colóquios de 2024.

 

https://my.elanco.com/es/centro-de-informacao/salud-nutricional-materias-primas

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
gostocomentaFavoritos

Produtos

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138601 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Contas recomendadas
MILENE  India

MILENE India

Indústria das carnes - Brasil
ELANCO ANIMAL HEALTH
Empresa - Portugal
333 Portugal

333 Portugal

Empresa - Espanha
Adial Nutrition
Empresa - Espanha