O papel das mulheres no setor pecuário espanhol

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, a Elanco Animal Health quer destacar o trabalho das mulheres no setor pecuário.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, a Elanco Animal Health quer destacar o trabalho das mulheres no setor pecuário para dar-lhes reconhecimento e visibilidade no meio rural e na sociedade em geral.

O sector pecuário sofreu uma profunda transformação nos últimos anos e as mulheres lideraram grande parte desta mudança. As mulheres desempenham um papel essencial neste sector, não só pela sua actividade laboral, mas por contribuírem para ela a nível produtivo e económico; mas sim influenciar de forma positiva e decisiva na esfera social e na estrutura territorial, dado que trabalhar e instalar-se em meio rural conduz à manutenção do núcleo familiar destas populações, promovendo assim o seu crescimento e garantindo o seu futuro.

Apesar de terem estado presentes e atuantes ao longo da história da pecuária, as mulheres têm pouca visibilidade no setor. No entanto, apesar das adversidades encontradas num ambiente de trabalho predominantemente masculino, são cada vez mais as mulheres que assumem as rédeas da gestão das explorações pecuárias, contribuindo assim para a inovação e o empreendedorismo rural.

Sandra García Carmona: uma referência feminina no setor pecuário espanhol

Sandra García Carmona, diretora técnica da Granja Agas, é uma figura de destaque e exemplo para inúmeras mulheres do setor. Com formação em engenharia técnica agrícola, Sandra trabalha na empresa familiar, fundada pelos avós há mais de seis décadas. Esta empresa é especializada na produção de ovos de galinha e codorna, além de diversos produtos agrícolas. Sobre o equilíbrio entre o seu trabalho e a experiência de ser mãe de três filhos, Sandra explica “Desde pequenas, eu e as minhas irmãs ajudamos na exploração agrícola da família e desde muito pequenas participamos em palestras e conferências sobre avicultura. Isso foi na década de 90 e havia muito poucas mulheres nesses eventos. Devo salientar que sempre nos trataram muito bem e nunca sentimos qualquer tipo de discriminação por sermos mulheres. Pelo contrário. A mudança acontece quando você é mãe e trabalhadora. E na pecuária e em ser empresária o desafio se multiplica. Olho para trás agora e fico quase surpreso por termos conseguido criar nossos filhos e continuar sem descuidar de nossos negócios. Sem dúvida, um dos maiores desafios que enfrentamos. Acredito que a verdadeira conciliação continua a ser um dos maiores desafios que temos que alcançar como sociedade, porque para qualquer mulher o instinto chama-a para estar com os seus filhos, mas os seus animais também despertam esse instinto maternal e é difícil sair -los nas mãos de outro. A pecuária é um setor difícil e pouco reconhecido, mas quem trabalha com animais sabe como é gratificante criá-los e conviver com eles.”

A Elanco presta homenagem às mulheres do setor pecuário com este vídeo:

 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
gostocomentaFavoritos

Produtos

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138276 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Contas recomendadas
MILENE  India

MILENE India

Indústria das carnes - Brasil
ELANCO ANIMAL HEALTH
Empresa - Portugal
333 Portugal

333 Portugal

Empresa - Espanha
Adial Nutrition
Empresa - Espanha