Plasma spray dried top-dressed em ração reduz a mortalidade e o uso de antimicrobianos em suínos de crescimento e terminação

24-Set-2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram

Autores: Luís Rangel1, Giovana Ludovico2, Javier Polo1, Leandro Borges1, Yanbin Shen1, Joe Crenshaw1
1APC, LLC, Ankeny, IA, EUA; 2Granja Ludovico, PR, BR

INTRODUÇÃO

O plasma spray dried (SDP, do inglês spray dried plasma) é uma proteína funcional altamente digestível, amplamente utilizada em dietas de leitões de creche. Ele tem sido usado como uma ferramenta de apoio em dietas de suínos sob diversas condições de desafios, como infecções bacterianas e virais, encontradas em sistemas comerciais de produção.

OBJETIVOS

Avaliar o impacto da aplicação de SDP top-dressed na ração, na mortalidade e no uso de medicamentos injetáveis em suínos decrescimento e terminação em condições comerciais no Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS

Um total de 1.536 suínos em crescimento (65 dias de idade) foram distribuídos em 24 baias de machos castrados e 24 baias de fêmeas (32 suínos/baia). Os suínos foram distribuídos aleatoriamente em um grupo controle ou em um grupo com SDP (24 repetições/tratamento). Ambos os grupos apresentaram o mesmo status sanitário, ração e programa vacinal. O grupo SDPrecebeu 2 g de SDP aplicados sobre a ração diariamente durante a fase de crescimento e terminação, de 98 dias. A cada dia, 64 gde SDP foram adicionados ao cocho e misturados manualmente à ração de cada baia com 32 animais, fornecendo assim 2 gde SDP por suíno. Mortalidade e uso de medicamentos foram registrados por baia ao longo do estudo. A baia foi considerada unidade experimental, e os dados foram analisados usando um modelo misto para os efeitos principais de tratamento esexo, com a repetição como efeito aleatório. Probabilidadesde qui-quadrado foram relatadas para os resultados expressos em porcentagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Não houve efeitos significativos do sexo dos animais ou interações entre sexo e tratamento. O grupo SDP apresentou menor (P=0,0007) número médio de mortalidade por baía (Tabela 1; Figura 1) e menor (P=0,0003) porcentagem de mortalidade (Tabela 1). O grupo SDP necessitou de menos (P=0,0016) aplicações do antibiótico Tulatromicina por via,com tendência (P=0,0877) a menor uso de medicamentos injetáveis totais (Figura 1). Outros medicamentos utilizados incluíram aplicações de Dexametasona (Controle, 0,38; SDP,0,46) por baia e Metamizol sódico (Controle, 0,55; SDP, 0,51) por baia, mas seu uso não diferiu entre os tratamentos. A principal razão para o uso de antibióticos injetáveis foi a presença de sintomas de pneumonia. Esses achados estão alinhados com pesquisas anteriores que demonstram os benefícios do SDP no desempenho, saúde intestinal, função imune e saúde sistêmica geral (1,2), bem como a redução no uso de antibióticos em suínos de crescimento e terminação (3,4,5).

Figura 1. Efeito do SDP suplementado a 2 g/suíno/dia sobre a mortalidade, tratamentos com antibióticos injetáveis e medicação total.

Tabela 1. Efeito do SDP suplementado a 2 g/suíno/dia sobre a sobrevivência de suínos em crescimento e terminação e os tratamentos médicos.

CONCLUSÕES

Fornecer 2 g de SDP por suíno por dia, adicionado à ração durante a fase de crescimento/terminação, representa uma nova estratégia para apoiar a saúde dos suínos, especialmente em plantéis que enfrentam desafios sanitários. Essa abordagem está alinhada com as regulamentações internacionais atuais que visam reduzir a dependência de antimicrobianos.

REFERÊNCIAS
1. Torrallardona, 2010. Asian-Aust. J. Anim. Sci. 23(1):131-148.

2. Pérez-Bosque et al., 2016. Porcine Health Management. Doi: 10.1186/s40813-016-0034-1.

3. Lima et al., 2019. Proc. AASV. Pp. 145-147.

4. Gesing, et al., 2023. JFSA Reports. Doi: 10.1002/jsf2.164.

5. Rangel et al., 2020. IPVS, Rio de Janeiro, RJ. P 224.




 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
gostocomentaFavoritos

Produtos

Contacto:

Contacte connosco através do seguinte formulário.