Semana de 30-Nov-2017

Houve um aumento de desmamados em mau estado, com respiração abdominal difícil e má resposta ao tratamento antimicrobiano. A mortalidade oscilou entre 6 e 15%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta errada

A estirpe europeia de PRRS foi detectada por RT-PCR com uma CT de 21,2.

Os resultados de RT-PCR foram negativos para Mycoplasma hyopneumoniae (Pneumonia Enzoótica), Gripe Suína e PCV-2. A exploração vacinava contra Mycoplasma hyopneumoniae e PCV-2 ao desmame. As porcas reprodutoras eram positivas ao PRRS e eram vacinadas com uma estirpe viva atenuada de PRRS. Contudo, os leitões desmamados não eram vacinados.

A exploração foi ampliada recentemente, passando de 600 para 1000 porcas e isto provocou um aumento da densidade nas baterias.

Semana de 16-Ago-2018

Na inspecção no matadouro foi detectada uma compressão da espinal medula nesta carcaça. Que poderá ter causado esta lesão?

Semana de 09-Ago-2018

Pulmão com petéquias e congestão generalizadas. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Ago-2018

Aumentaram as tosses e os porcos atrasados na exploração. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 27-Jul-2018

Esta porca tem uma massa protuberante atrás. Qual é a causa mais provável?

Semana de 19-Jul-2018

Um lote de porcos chega ao matadouro com lesões cutâneas em redor da zona perineal e na zona inferior do corpo. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?