Semana de 28-Dez-2017

Esta porca foi desmamada há duas semanas e tem esta lesão. Qual é a causa mais provável?

Validar

Resultados

Resposta certa

As úlceras da espádua em porcas não são frequentes, mas podem aparecer de vez em quando. A fase mais provável na qual se desenvolvem são as duas primeiras semanas na maternidade. As úlceras podem oscilar entre pequenas zonas encarnadas na pele até feridas de mais de 10 cm de diâmetro. Há diversos factores implicados, mas os principais são a má condição corporal da porca e passar longos períodos deitada num solo duro durante a lactação.

As úlceras são provocadas pela pressão que comprime os vasos sanguíneos que irrigam a pele e os tecidos que cobrem a escápula, esta interrupção do fluxo sanguíneo provoca uma lesão tissular e o aparecimento de lesões. São distintas de outras feridas cutâneas que têm uma origem violenta, pelo que necessitam de um tratamento diferente.

O melhor método de prevenção é um bom tratamento, contudo, se as porcas desenvolvem estas úlceras, as intervenções devem ser imediatas; incluem colocar uma almofada na jaula ou transferir a porca para um parque mais espaçoso e com cama mole.

Semana de 18-Jan-2018

Após um aumento das mortes súbitas em porcos de crescimento e acabamento, detectaram-se lesões como estas. Qual é a causa mais provável?

Semana de 11-Jan-2018

Surto de mortes súbitas, inapetência, febre alta e tosse em porcos entre as 10 semanas de vida e o abate. Detectou-se pneumonia necrotizante no lóbulo diafagmático e pleuresia Qual é a causa?

Semana de 04-Jan-2018

As leitoas nasceram com a vulva avermelhada e inchada. Qual é a causa mais provável?

Semana de 21-Dez-2017

Aumento de hemorragias subcutâneas e hematomas na pele de leitões de 7 dias de vida que tinham nascido normais. Alguns dias após o aparecimento dos sintomas, a mortalidade é elevada. Qual é a causa mais provável?

Semana de 14-Dez-2017

Leitão recém-nascido que não se consegue manter em pé para caminhar. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 07-Dez-2017

Aumento de desmamados atrasados com dificuldades na respiração e má resposta a antimicrobianos. A mortalidade ascende de 4 a 30%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 30-Nov-2017

Houve um aumento de desmamados em mau estado, com respiração abdominal difícil e má resposta ao tratamento antimicrobiano. A mortalidade oscilou entre 6 e 15%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 24-Nov-2017

Nas primeiras 8 semanas após o desmame observou-se diarreia, mau estado e mortalidade elevada. Todos os porcos necropsiados tinham as mesmas lesões macroscópicas que o da foto. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 16-Nov-2017

A exploração tem um aumento de tosse e uma taxa de crescimento baixa. Qual é a causa mais provável desta lesão?