Semana de 28-Dez-2017

Esta porca foi desmamada há duas semanas e tem esta lesão. Qual é a causa mais provável?

Validar

Resultados

Resposta certa

As úlceras da espádua em porcas não são frequentes, mas podem aparecer de vez em quando. A fase mais provável na qual se desenvolvem são as duas primeiras semanas na maternidade. As úlceras podem oscilar entre pequenas zonas encarnadas na pele até feridas de mais de 10 cm de diâmetro. Há diversos factores implicados, mas os principais são a má condição corporal da porca e passar longos períodos deitada num solo duro durante a lactação.

As úlceras são provocadas pela pressão que comprime os vasos sanguíneos que irrigam a pele e os tecidos que cobrem a escápula, esta interrupção do fluxo sanguíneo provoca uma lesão tissular e o aparecimento de lesões. São distintas de outras feridas cutâneas que têm uma origem violenta, pelo que necessitam de um tratamento diferente.

O melhor método de prevenção é um bom tratamento, contudo, se as porcas desenvolvem estas úlceras, as intervenções devem ser imediatas; incluem colocar uma almofada na jaula ou transferir a porca para um parque mais espaçoso e com cama mole.

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?

Semana de 10-Mai-2018

Esta nulípara está pálida e tem diarreia sanguinolenta, qual poderá ser a causa?

Semana de 03-Mai-2018

O que pode ser o causador das grandes escamas castanhas na pele do lombo desta porca?

Semana de 26-Abr-2018

Esta porca gestante está constantemente a morder a barra que está por cima do comedouro. O mais provável é que se deva a quê?

Semana de 19-Abr-2018

São detectados abcessos múltiplos (piémia) ao realizar uma necrópsia num porco de engorda. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 12-Abr-2018

Morte súbita em porcos de 6 a 8 semanas de idade. Cadáveres pálidos, com um fluido abdominal hemorrágico com filamento de sangue coagulado e ruptura hepática. Excesso de líquido no tórax. Coração e músculos pálidos. Qual é a causa mais provável?

Semana de 05-Abr-2018

Há um aumento das repetições cíclicas e acíclicas e de abortos, nascidos mortos e mumificados. As porcas estão afectadas independentemente do seu número de parto. Qual é a causa deste aborto?

Semana de 29-Mar-2018

Este porco apresentava uma boa condição corporal, estava anémico e morreu de repente. O conteúdo intestinal é de cor escura. Qual é a causa mais provável desta lesão?