Semana de 24-Nov-2017

Nas primeiras 8 semanas após o desmame observou-se diarreia, mau estado e mortalidade elevada. Todos os porcos necropsiados tinham as mesmas lesões macroscópicas que o da foto. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta errada

Foi isolada Salmonella typhimurium em todas as amostras recolhidas em porcos desta exploração.

A salmonela é uma das principais doenças transmitidas pelos alimentos aos seres humanos. A maioria dos surtos de salmonelose ocorrem em leitões desmamados; não é frequente que adultos e bácoros apresentem a doença, mas têm a infecção. Em explorações de suínos é muito mais comum a infecção por Salmonella do que haver a doença e implica uma invasão tissular limitada, incluindo gânglios linfáticos mesentéricos, amígdalas, intestino ou bexiga. É um tema muito importante para a sanidade e o bem-estar, tanto dos suínos como dos humanos.

Semana de 08-Nov-2018

Alguns leitões morreram de repente nas 4 primeiras semanas após o desmame. Na necrópsia todos tinham um edema do mesocólon. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Nov-2018

Há uma porca lactante com lesões rombóides elevadas generalizadas na pele. Qual é a causa mais provável deste problema?

Semana de 25-Out-2018

Nasceu um leitão com 6 patas. Qual é a causa deste problema?

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?