Semana de 11-Abr-2024
Aumento de hemorragias subcutâneas e hematomas na pele de leitões de 7 dias de vida que tinham nascido normais. Alguns dias após o aparecimento dos sintomas, a mortalidade é elevada. Qual é a causa mais provável?
A trombocitopenia púrpura é uma hipersensibilidade de tipo II (ou hipersensibilidade de tipo citotóxico) na qual se formam auto-anticorpos contra trombócitos. Isto provoca uma redução no seu número e uma diátese hemorrágica como sinal clínico associado. Estes auto-anticorpos podem gerar-se a partir de transfusões, pelo uso de vacinas que contenham hemoderivados ou em porcas multíparas que desenvolvam anticorpos contra os aloantigenes partilhados entre o pai e os fetos. Neste último caso, não se esperaria o aparecimento de sinais clínicos na porca já que só produziria anticorpos contra antigenes de alotipo de superfície celular que não se encontram nas suas células. A ingestão e absorção destes auto-anticorpos pelos leitões, via colostro, implica uma descida dos níveis circulantes de trombocitos.
O efeito aleatório do seu aparecimento numa ninhada parece estar relacionado com o crescimento e a ingestão do colostro: os leitões mais desenvolvidos terão mamado mais colostro, pelo que estarão mais gravemente afectados.
Pode ocorrer morte sem sinais clínicos, com animais em bom estado encontrados mortos. Se se observa atentamente a pele destes leitões mortos, deverão encontrar-se hemorragias onde tenha havido uma pancada, marcas de dentes ou traumatismos. Os leitões afectados costumam ser pálidos com manchas púrpuras, ou hemorragias, na pele, sobretudo no ventre e podem ver-se marcas muito evidentes de arranhões. As membranas mucosas costumam estar pálidas e os animais não têm febre. Podem observar-se hemorragias de diversos tamanhos no epicárdo, miocárdio, pleura, articulações e músculos esqueléticos. Todos os gânglios linfáticos estão congestionados com sangue.
Quando uma porca tem uma ninhada com este problema, deve ser eliminada ou coberta com um macho diferente na gestação seguinte.
A foto da semana

Semana de 05-Nov-2025
Qual é o nome desta lesão?

Semana de 30-Out-2025
Este animal apresentava um quadro de problemas respiratórios. Qual poderá ser a causa destas lesões no pulmão?

Semana de 23-Out-2025
Que doença pode produzir esta lesão na vesícula biliar?

Semana de 16-Out-2025
Qual é o nome deste processo?

Semana de 09-Out-2025
De que doença se trata?

Semana de 02-Out-2025
Como se chama esta lesão cutânea?

Semana de 25-Set-2025
Que padrão de lesões se observa neste pulmão?

Semana de 17-Set-2025
Qual é a possível etiologia desta lesão?

Semana de 11-Set-2025
A que se podem dever estas lesões?

Semana de 04-Set-2025
Qual poderá ser a causa desta lesão?

Semana de 27-Ago-2025
Esta imagem do corte transversal de um pulmão de porco é característica de uma pneumonia provocada por:

Semana de 21-Ago-2025
Uma porca na maternidade que come normalmente, mas a sua ninhada apresenta sinais clínicos de inanição. Que problema tem esta porca?

Semana de 13-Ago-2025
Qual é o nome deste parasita?

Semana de 06-Ago-2025
Na etiologia deste processo intervêm:

Semana de 30-Jul-2025
A maioria dos porcos deste parque têm manchas escuras na pele, qual poderá ser a causa?

Semana de 23-Jul-2025
Que lesões se observam neste pulmão?

Semana de 16-Jul-2025
Que lesão se mostra nesta foto?

Semana de 10-Jul-2025
Que agente produz esta lesão?

Semana de 02-Jul-2025
É encontrada uma porca com lacerações na pele. A que se pode dever?

Semana de 25-Jun-2025
Toda a ninhada está a tremer. A que se pode dever?

Semana de 18-Jun-2025
Ocorre um surto de morte súbita de porcos de 6 semanas de idade. Na autópsia, o saco pericárdico está distendido com líquido de cor de palha que contém fios de fibrina. O coração apresenta zonas de necrose. Qual é a causa mais provável?

Semana de 12-Jun-2025
Durante a necrópsia detecta-se uma consolidação pulmonar crâneo-ventral nos pulmões de porcos com tosse persistente associada à falta de apetite. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 04-Jun-2025
Na necrópsia de uma porca que morreu repentinamente, detecta-se hepatite necrótica com parênquima hepático infiltrado por bolhas de gás. Quel é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 28-Mai-2025
Observámos massas irregulares e salientes na mucosa oral do lábio inferior de um leitão com duas semanas de idade. Qual a causa mais provável desta lesão?

Semana de 21-Mai-2025
Encontrámos vinte marrãs, no mesmo pavilhão, com salivação e cianose nas partes inferiores do corpo. Qual é a causa da morte?

Semana de 15-Mai-2025
Produz-se um surto de mortes súbitas e tosse em porcos de 10 semanas. No exame post-mortem observamos pneumonia necrosante com exsudado fibrinopurulento nas cavidades peritoneal e torácica. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 07-Mai-2025
Esta porca tinha uma má condição corporal, estava anémica e foi encontrada morta no parque. O estômago tinha um conteúdo negro escuro no seu interior. Qual é a causa mais provável desta lesão?