Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Validar

Resultados

Resposta errada

Esta forma de lordose e cifose afectava mais de 5% dos porcos de engorda desta exploração, independentemente do sexo, ainda que os machos estavam mais afectados que as fêmeas. Isto pode estar relacionado com o seu crescimento mais rápido relativamente às fêmeas. A descoberta de exostoses ósseas nas costelas e o engrossamento das uniões costocondrais na necrópsia sugeriram uma desordem metabólica relacionada com a dieta, que provocava uma mineralização óssea pobre. O aparecimento precoce do problema, em combinação com coxeiras a partir das 5 semanas de vida, fizeram pensar que o problema podia ter a sua origem na fase fetal. Portanto, a investigação centrou-se na dieta das porcas em gestação. Detectaram-se níveis elevados de vitamina A e um rácio Ca-P baixo. Com a correcção das dietas a situação melhorou.

A cifose nos porcos pode ser secundária a diversas lesões primárias localizadas nas vértebras, como osteomielite, fracturas, neoplasias e transtornos metabólicos. Também foram sugeridas outras causas como dor nas patas e nos costados, stress muscular na coluna vertebral, chegada precoce dos machos à puberdade e infecções virais intrauterinas. Também há a possibilidade de ser um problema genético.

A cifose e a lordose podem ser um factor de perda de valor da carcaça em consequência da dificuldade em processar os músculos em redor da coluna.

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 06-Set-2018

Há um caso de mortes súbitas em porcos de engorda. Não há outras descobertas pós-mortem à parte de endocardite valvular. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 29-Ago-2018

Muitos leitões de diferentes ninhadas apresentam um eritema cutâneo. Qual é a causa deste problema?

Semana de 23-Ago-2018

Há uma mancha de sangue na área costocondral que afecta a pleura. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 16-Ago-2018

Na inspecção no matadouro foi detectada uma compressão da espinal medula nesta carcaça. Que poderá ter causado esta lesão?

Semana de 09-Ago-2018

Pulmão com petéquias e congestão generalizadas. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Ago-2018

Aumentaram as tosses e os porcos atrasados na exploração. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 27-Jul-2018

Esta porca tem uma massa protuberante atrás. Qual é a causa mais provável?

Semana de 19-Jul-2018

Um lote de porcos chega ao matadouro com lesões cutâneas em redor da zona perineal e na zona inferior do corpo. Qual é a causa desta lesão?