Semana de 10-Ago-2017

Uma porca desmamada de primeiro parto não pode suportar o seu peso. Mostra uma má resposta a antibióticos e AINE. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta errada

Erosão grave da cartílagem articular na epífise humeral direita.

A osteocondrose é comum em porcos de crescimento rápido. Surge devido a alterações anormais na cartílagem articular e nas placas de crescimento (epifisárias). O dano provocados à cartílagem tende a ser progressivo e irreversível.

A etiologia da osteocondrose é mulifactorial: a má conformação das extremidades é um factor predisponente. Os traumatismos também, pelo que os solos escorregadios, ou a sobrelotação, têm um efeito negativo. Os defeitos na irrigação sanguínea e no fornecimento, ou desequilibrio, de cálcio/fósforo também têm efeito na osteocondrose.

Pode encontrar-se osteocondrose em animais de acabamento, ou porcas jovens, que sejam muito pesadas e pode afectar a cabeça do fémur. Em animais mais velhos pode provocar debilidade do terço posterior e incapacidade para permanecer de pé e ocorre, frequentemente, próximo ao parto.

Semana de 19-Out-2017

Que doença infecciosa é a causa mais provável das hemorragias nas superficies serosas deste porco de engorda que foi encontrado morto?

Semana de 12-Out-2017

Qual é a causa mais provável desta lesão vista, em Janeiro, num leitão de 10 dias numa exploração ao ar livre?

Semana de 06-Out-2017

Esta diarreia não fatal está presente em leitões de 10 dias. Qual é a causa primária mais provável?

Semana de 28-Set-2017

Qual é a causa desta lesão hepática num porca em fase de gestação avançada encontrada morta?

Semana de 21-Set-2017

Há um aumento das rejeições parciais no matadouro associadas a lesões cutâneas e a artrites. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 14-Set-2017

Este porco de 6 semanas de idade tem lesões não pruriginosas na pele. O que poderá ser?

Semana de 07-Set-2017

Qual é a causa mais provável desta afecção?

Semana de 31-Ago-2017

Há um surto de mortes repentinas, inapetência, febre alta e dificuldade em respirar em porcos de 15 semanas até ao abate. A inspecção no matadouro mostra pulmões como os da imagem. Qual é a causa mais provável?

Semana de 24-Ago-2017

Há algo estranho com algum dos porcos da foto?