Semana de 10-Ago-2017

Uma porca desmamada de primeiro parto não pode suportar o seu peso. Mostra uma má resposta a antibióticos e AINE. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta errada

Erosão grave da cartílagem articular na epífise humeral direita.

A osteocondrose é comum em porcos de crescimento rápido. Surge devido a alterações anormais na cartílagem articular e nas placas de crescimento (epifisárias). O dano provocados à cartílagem tende a ser progressivo e irreversível.

A etiologia da osteocondrose é mulifactorial: a má conformação das extremidades é um factor predisponente. Os traumatismos também, pelo que os solos escorregadios, ou a sobrelotação, têm um efeito negativo. Os defeitos na irrigação sanguínea e no fornecimento, ou desequilibrio, de cálcio/fósforo também têm efeito na osteocondrose.

Pode encontrar-se osteocondrose em animais de acabamento, ou porcas jovens, que sejam muito pesadas e pode afectar a cabeça do fémur. Em animais mais velhos pode provocar debilidade do terço posterior e incapacidade para permanecer de pé e ocorre, frequentemente, próximo ao parto.

Semana de 14-Dez-2017

Leitão recém-nascido que não se consegue manter em pé para caminhar. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 07-Dez-2017

Aumento de desmamados atrasados com dificuldades na respiração e má resposta a antimicrobianos. A mortalidade ascende de 4 a 30%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 30-Nov-2017

Houve um aumento de desmamados em mau estado, com respiração abdominal difícil e má resposta ao tratamento antimicrobiano. A mortalidade oscilou entre 6 e 15%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 24-Nov-2017

Nas primeiras 8 semanas após o desmame observou-se diarreia, mau estado e mortalidade elevada. Todos os porcos necropsiados tinham as mesmas lesões macroscópicas que o da foto. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 16-Nov-2017

A exploração tem um aumento de tosse e uma taxa de crescimento baixa. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 09-Nov-2017

Que doenças poderá causar este tipo de lesão?

Semana de 02-Nov-2017

Úlcera no divertículo prepucial de um varrasco adulto abatido devido a uma hemorragia persistente no ejaculado. Qual é a causa mais provável?

Semana de 26-Out-2017

Qual é a causa mais provável desta lesão que se detectou em >10% dos pulmões no matadouro provenientes de uma exploração de ciclo fechado?

Semana de 19-Out-2017

Que doença infecciosa é a causa mais provável das hemorragias nas superficies serosas deste porco de engorda que foi encontrado morto?