Semana de 08-Fev-2018

Nas 4 primeiras semanas após o desmame aparece diarreia, atraso do crescimento e elevada mortalidade. Todos os necropsiados apresentam estas lesões macroscópicas. Qual é a causa mais provável?

Validar

Resultados

Resposta certa

Neste porco detectou-se E. coli com o factor de virulência F18 mediante RT-PCR.

A E. coli é um habitante comum do intestino dos suínos. No momento do desmame, a ausência de leite materno e a IgA permite que a E. coli se fixe às vilosidades do intestino delgado e produzir toxinas que causam enterite aguda e diarreia. A diarreia pós-desmame é uma causa comum de mortalidade e morbilidade. Tinha-se eliminado o óxido de zinco da ração de transição e estes leitões desmamados não recebiam nenhuma medicação nem na água nme na ração. A inclusão de óxido de zinco e a medicação da água com colistina ajudou a resolver o problema. O uso de óxido de zinco nas dietas do desmame melhora a saúde do leitão e actua como promotor do crescimento. Previne a diarreia e as alterações entéricas posteriores ao desmame.

Semana de 16-Ago-2018

Na inspecção no matadouro foi detectada uma compressão da espinal medula nesta carcaça. Que poderá ter causado esta lesão?

Semana de 09-Ago-2018

Pulmão com petéquias e congestão generalizadas. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Ago-2018

Aumentaram as tosses e os porcos atrasados na exploração. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 27-Jul-2018

Esta porca tem uma massa protuberante atrás. Qual é a causa mais provável?

Semana de 19-Jul-2018

Um lote de porcos chega ao matadouro com lesões cutâneas em redor da zona perineal e na zona inferior do corpo. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?