Semana de 07-Dez-2017

Aumento de desmamados atrasados com dificuldades na respiração e má resposta a antimicrobianos. A mortalidade ascende de 4 a 30%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta errada

Foi confirmada a existência  de pneumonia intersticial através de exame histológico. A RT-PCR foi positiva à infecção por PCV-2 e negativa para Mycoplasma hyopneumoniae (pneumonia enzoótica), gripe suína e PRRS.

A exploração não estava a vacinar para a PCV-2.

Semana de 08-Nov-2018

Alguns leitões morreram de repente nas 4 primeiras semanas após o desmame. Na necrópsia todos tinham um edema do mesocólon. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Nov-2018

Há uma porca lactante com lesões rombóides elevadas generalizadas na pele. Qual é a causa mais provável deste problema?

Semana de 25-Out-2018

Nasceu um leitão com 6 patas. Qual é a causa deste problema?

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?