Semana de 06-Out-2017

Esta diarreia não fatal está presente em leitões de 10 dias. Qual é a causa primária mais provável?

Validar

Resultados

Resposta certa

Um exemplo clássico de uma coccidiose em porcos devida a Isospora suis. É a causa mais comum de diarreia em porcos com mais de duas semanas de vida.

Se no se complica com infecções secundárias, não costuma ser fatal mas pode reduzir os pesos ao desmame até 2,5 kg/porco. Pese a que um amostragem extensiva pode encontrar oócistos coccidiais nas explorações afectadas, o diagnóstico mais fiável consegue-se abatendo um letão recém infectado e realizando uma análise histopatológica das anças do intestino delgado fixadas em formol salino.

Se não se controla, tanto a E coli como o Rotavirus podem complicar a infecção coccidial primária.

O tratamento dos leitões afectados é, frequentemente, pouco gratificante, já que a diarreia continua até ao desmame. O rendimento pós-desmame pode ver-se comprometido tanto pela extensão do dano intestinal como pelo baixo peso dos leitões desmamados.

Trata-se de uma doença típica por má higiene na maternidade; a limpeza e a desinfecção ajudam a reduzir o risco ainda que os oócistos sejam resilientes e possam sobreviver pese a limpeza.

A infecção subclínica e o controlo inadequado podem estar relacionados com a falha pós-desmame devido a má digestão.

Semana de 14-Dez-2017

Leitão recém-nascido que não se consegue manter em pé para caminhar. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 07-Dez-2017

Aumento de desmamados atrasados com dificuldades na respiração e má resposta a antimicrobianos. A mortalidade ascende de 4 a 30%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 30-Nov-2017

Houve um aumento de desmamados em mau estado, com respiração abdominal difícil e má resposta ao tratamento antimicrobiano. A mortalidade oscilou entre 6 e 15%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 24-Nov-2017

Nas primeiras 8 semanas após o desmame observou-se diarreia, mau estado e mortalidade elevada. Todos os porcos necropsiados tinham as mesmas lesões macroscópicas que o da foto. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 16-Nov-2017

A exploração tem um aumento de tosse e uma taxa de crescimento baixa. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 09-Nov-2017

Que doenças poderá causar este tipo de lesão?

Semana de 02-Nov-2017

Úlcera no divertículo prepucial de um varrasco adulto abatido devido a uma hemorragia persistente no ejaculado. Qual é a causa mais provável?

Semana de 26-Out-2017

Qual é a causa mais provável desta lesão que se detectou em >10% dos pulmões no matadouro provenientes de uma exploração de ciclo fechado?

Semana de 19-Out-2017

Que doença infecciosa é a causa mais provável das hemorragias nas superficies serosas deste porco de engorda que foi encontrado morto?