Semana de 03-Out-2019

Ovários retirados de porcas de engorda em matadouro. O ovário do lado esquerdo da imagem encontra-se normal. O ovário do lado direito, bem como o útero, encontram-se com anomalias. Do que se poderá tratar?

Validar

Resultados

Resposta certa

Ovário do lado esquerdo da imagem normal, e ovário do lado direito com lesão compatível com quistos ováricos, os quais constituem a anomalia ovárica mais frequentemente detectada em matadouro. Este tipo de lesão pode ser uni ou bilateral. Os quistos de tipo folicular podem ser simples, geralmente de grandes dimensões, ou serem múltiplos. Os quistos podem também ser de tipo luteínico, evoluindo a partir dos anteriores, e evidenciando uma luteinização parcial da estrutura folicular. Existe uma forma combinada designada por degenerescência quística dos ovários que associa a presença simultânea de quistos de variadas dimensões, que em alguns relatos aparece como sendo a forma predominante de quistos ováricos em suínos. Se a alteração quística dos ovários corresponder a uma situação prolongada, é frequente que o útero apresente sinais de hiperplasia de tipo progestagénico ou que o clitóris esteja aumentado.

Diagnóstico diferencial: Cistoadenoma, Ovário cíclico na fase lútea ou na fase folicular

Semana de 17-Out-2019

Lesão encontrada no rim de um porco de engorda no matadouro. Trata-se de uma patologia compatível com?

Semana de 09-Out-2019

No matadouro, foi detectada a presença exclusiva de zonas de consolidação (hepatização) cranioventral, de cor vermelha, as quais são sugestivas de Pneumonia enzoótica. Qual o principal agente associado a esta patologia?

Semana de 25-Set-2019

Numa inspecção no matadouro, verificou-se que na área de inserção dos ovários existiam duas massas globulares (imagem). Ao corte, a estrutura interna era similar à dos testículos normais. Esta alteração do desenvolvimento tem o nome de?

Semana de 12-Set-2019

Este cadáver apresenta lesões de:

Semana de 05-Set-2019

Durante a operação de rachar da carcaça de um suíno no matadouro, constatou-se a existência de um processo supurativo situado na coluna vertebral. De que se trata?

Semana de 29-Ago-2019

Este leitão apresenta uma anomalia na extremidade do membro posterior esquerdo. Qual a designação?

Semana de 22-Ago-2019

Do lado esquerdo da imagem observa-se uma cauda de suíno de engorda sem lesões, e do lado direito uma cauda de suíno que sofreu caudofagia. Qual a causa mais comum para este problema?

Semana de 14-Ago-2019

Num parque de engorda, onde os animais deixam de comer, observamos esta imagem no solo. Que poderá ser?

Semana de 08-Ago-2019

As ninhadas com 3 dias de idade apresentam vómitos e diarreia que dura dois ou três dias. Qual poderá ser a causa?.