Forum

violência nos parques

porculator

1 03-Mai-2003 3:17 (há 20 anos 11 meses 23 dias)

Olá a todos, gostava de partilhar um problema que tenho na minha exploração que se tem vindo a agravar. Nos parques de engorda, tenho muitas baixas, devido às lutas entre animais que invariavelmente resultam na morte por crise cardíaca. O problema é que as lutas dão-se sem haver mistura de porcos e nalguns casos mesmo entre porcos da mesma ninhada. Não se pode dizer que é por falta de espaço, pois nalguns casos a taxa de ocupação na engorda é de 1,2 m2 por animal. Tenho um bebedouro por parque,mas o caudal de água é satisfatório. Os parques são pequenos (12 porcos por parque). Os parques de engorda são do tipo ar-livre, os animais dormem e comem numa zona de piso integral em cimento e com telhado e a zona de dejectos é em grelhas de betão ao ar livre sem cobertura . Desde que adoptei estas instalações, os problemas respiratórios desapareceram, mas a morbilidade teima em continuar. Agradecia que me dessem algumas ideias para diminuir este problema. Obrigado.
luis

2 03-Mai-2003 19:24 (há 20 anos 11 meses 23 dias)

A genética que tens aproxima-se do pietrain puro, creio. Essas lutas são normais entre animais, mesmo havendo espaço suficiente. Por vezes, o espaço excessivo também pode ser prejudicial. Com esse tipo de genética é muito comum haver uma elevada percentagem de mortalidade por problemas cardíacos. Eu aocnselhava a retirar um pouco de pietrain nos animais de abate. Talvez trocar os varrascos ou o sémen por animais híbridos terminais. A qualidade de carcaça é muito boa e as velocidades de crescimento são bem maiores, e a mortalidade deverá baixar forçosamente. Cumprimentos
Nuno

3 09-Mai-2003 21:44 (há 20 anos 11 meses 17 dias)

Claro que a genética é um factor determinante nesta situação mas têns alguns dados, ou seja qual a percentagem de mortalidade, seria tambem importante analisar se os animais estão protegidos do vento já que esta elemento atmosférico pode influenciar o comportamento dos animais. Em relação com a morbilidade dos problemas respiratórios segundo informas diminuiste os factores predisponentes e claro tens uma melhoria mas têns que alterar tambem as patologias.
carlos guarda Ganadero carlos guarda Portugal

4 22-Jan-2007 0:43 (há 17 anos 3 meses 4 dias)

Bom alem da genetica no kual eu concordo tens pra mim 2 problemas nao deves ter os porcos de engorda expostos ao sol pork iras perder no indiçe de conversao e u porco deitado ao sol tem uma temperatura altissima e imagina outro a inportunalo o stress k ele ira ter depois nao deves ter os machos juntos com as femeas esta entao e uma regra de ouro,so se eles estiverem castrados.
O forum já não está activo (ainda que possa continuar a consultá-lo). A partir de agora, pode fazer as suas publicações na rede social 333. Rede Social
Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista