Uso de hormonas

Apresentação

O uso de hormonas nas explorações de porcas está amplamente difundido. São aplicados produtos para melhorar a entrada no cio, induzir partos ou inclusive atrasar a entrada no cio. No entanto, para optimizar os resultados, as hormonas devem ser aplicadas com bom critério.

Neste curso assentam-se as bases da fisiologia hormonal e contempla-se o mecanismo de acção dos principais produtos hormonais disponíveis no mercado. O objetivo é ser capazes de aplicar os diferentes tratamentos hormonais de forma razoável, entendendo em todo o momento o que é que está a ser feito e sem depender de protocolos totalmente “memorísticos”, com os que os erros acabam por ser frequentes.

A quem é dirigido:

Criadores, técnicos, veterinários, estudantes e comerciais de laboratórios que tratem de produtos hormonais para controlar a reprodução em suínos.

Professor:

Carles Casanovas Granell

Médico veterinário de suínos desde 1998, Máster em produção suína pela Universidade de Aberdeen. Especializado em maneio, organização de explorações (maneio em bandas), reprodução e formação de pessoal. Combina o trabalho como veterinário de campo com publicações, cursos práticos em exploração e “papers” a nível nacional e internacional. Autor da secção "Conselhos de Maneio" de 3tres3.com.pt

Modalidade

Formação à distância

Duração: 10 horas lectivas

Proporcionará acesso às gravações ao vivo das aulas e o seu correspondente material de apoio (ligações a artigos técnicos de interesse) as 24 horas do dia, 7 dias por semana durante um total de 60 dias a partir do início da actividade formativa.

Durante todo este tempo os alunos poderão fazer chegar as suas perguntas ao professor/es contactando com eles  directamente via correio electrónico.

Programa

O Curso de Hormonas é formado por 5 módulos ou capítulos:

Parte 1: Níveis hormonais durante o ciclo estral: Neste primeiro capítulo veremos que, para que as hormonas sejam eficazes, é imprescindível serem aplicadas com bom critério. Para isso, revê-se o ciclo reprodutivo da porcas e as principais hormonas implicadas.

Parte 2: Ajuda à entrada em cio de porcas "encalhadas": Neste segundo capítulo serão visto como favorecer a entrada em cio usando gonadotropinas e /ou prostaglandinas naquelas porcas que, após o desmame, não mostraram estro.

Parte 3: Indução do parto: No terceiro capítulo serão contempladas as hormonas que se aplicam para induzir partos, assim como os diferentes protocolos de indução e algumas precauções especiais a ter em conta.

Parte 4: Ajuda à ovulação e entrada em cio pós-desmame: No quarto capítulo serão descritos os níveis das principais hormonas durante a lactação e como favorecer a entrada em cio de porcas desmamadas usando gonadotropinas e /ou prostaglandinas.

Parte 5: Atraso da  entrada em cio com altrenogest: Na última parte do curso será contemplado como atrasar a entrada em cio com um derivado sintético da progesterona, tanto de porcas que se encontram a fazer o ciclo normal como de recém-desmamadas. Também serão vistas diversas aplicações práticas desta opção.

Certificação

A participação será reconhecida através da entrega de um Certificado de Participação do curso expedido por Sus Scrofa Fundación Barceló. Para a obtenção desse certificado será necessário aceder a todos os temas e superar os correspondentes questionários de avaliação.

Não são estudos de formação certificada nem dão direito à obtenção oficial de grau, mas servem para responder às exigências da legislação laboral portuguesa no que diz respeito ao número de horas de formação anual obrigatória ser ministrada aos trabalhadores das empresas.

Inscrição e preço

Uso de hormonas 75,00 €Inscreve-te

     O curso pode ser realizado em qualquer momento já que o período de matrículas está sempre aberto. Uma vez efectuado o pagamento da inscrição terá acesso imediato ao curso. A partir desse momento disporá de 60 dias para realizar a actividade formativa.