Vittorio Guberti

Instituto Italiano de Proteção e Investigação Ambiental (ISPRA) - Itália Autor

Vittorio Guberti licenciou-se em Medicina Veterinária em 1984. Continuou a sua formação no Instituto Internacional de Parasitologia CAB (Reino Unido) e na Universidade de Reading (Unidade de Investigação em Epidemiologia e Economia Veterinária), onde obteve um diploma em Epidemiologia Veterinária e Economia da Produção Animal. Realizou também investigação no Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, especializando-se em epidemiologia matemática e modelação.

Atualmente, está afiliado no Instituto Superior Italiano para a Proteção e Investigação Ambiental (ISPRA), onde foi Diretor de Investigação até novembro de 2024, e é professor visitante no Departamento de Ciências Veterinárias da Universidade de Bolonha.

O seu trabalho científico tem-se centrado no estudo das doenças de declaração obrigatória na interface humano-animal-ambiente, aplicando os princípios da ecoepidemiologia à prevenção e gestão de doenças transfronteiriças, como a peste suína clássica e africana, a gripe aviária, o vírus do Nilo Ocidental e a raiva, tanto a nível nacional como internacional.

Colabora e colaborou como perito independente com a FAO, EFSA, EC-FVO, EC-DG SANTE, TAIEX e OMSA. Para a FAO, foi responsável por projetos de saúde animal na ex-Jugoslávia e na ex-URSS. É membro da EUVET (Equipa de Emergência Veterinária da União Europeia) e do Grupo Permanente de Peritos da Estrutura Global para as Doenças Transfronteiriças dos Animais (GF-TAD).

Liderou inúmeros projetos de investigação financiados pela União Europeia e é autor ou coautor de mais de uma centena de artigos científicos. É revisor de várias revistas científicas internacionais de elevado impacto nas suas áreas de especialização.

Curriculum actualizado: 23-Out-2025

TwitterLinkedinTelegramTelegram

Quatro anos de PSA em Itália: lições aprendidas e perspetivas

Quase quatro anos após a detecção do primeiro caso de peste suína africana em Itália, a epidemia continua a representar um desafio complexo para a saúde animal e para a gestão da vida selvagem no país. Desde janeiro de 2022, o vírus surgiu em quatro áreas geográficas distintas, todas resultantes de introduções independentes de origem antropogénica, ocorridas em diferentes momentos e em diferentes contextos ambientais.

gostocomenta
partilhar
Favoritos
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 195292 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Contas recomendadas
MILENE  India

MILENE India

Indústria das carnes - Brasil
333 Portugal

333 Portugal

Empresa - Espanha
333shop PT

333shop PT

Empresa - Espanha
ELANCO ANIMAL HEALTH
Empresa - Portugal