X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Relação entre o número de maternidades e o número de porcas produtivas (1 de 2)

Quantos lugares de parto necessito numa exploração com 1000 porcas produtivas? Esta pergunta não é fácil de responder já que tem mais de uma resposta e, entre outras coisas, a situação...


Quantos lugares de parto necessito numa exploração com 1000 porcas produtivas?

Esta pergunta não é fácil de responder já que tem mais de uma resposta e, entre outras coisas, a situação do mercado tem muito a ver.

Com leitões a 10.000 pesetas as estratégias eram diferentes que com leitões a 23 euros. Desculpar-me-ão pela referência em pesetas mas é que desde que o euro é euro que não temos sido capazes de imaginar leitões a 60 euros que é ao que corresponde a equivalência.

Com leitões caros o objectivo é fazer o máximo de leitões possível “a qualquer preço”.

Com leitões baratos o objectivo é fazer leitões o melhor possível ao mínimo preço.

Mas, Que quer dizer “a qualquer preço”?.

Os leitões produzidos numa exploração no momento do desmame dependem de três factores:

Nº Porcas Produtivas x Partos por porca e ano x Desmamados por parto.

Quanto maior é o valor de cada um destes factores maior é a produtividade da exploração.

Do produto dos dois primeiros factores resulta o número de partos que se produzem no ano. O número de partos semanais obtem-se dividindo este valor por 52, número de semanas que tem o ano.

Com os leitões caros a tendência é tentar aumentar o número de partos, subindo o efectivo por um lado e encurtando a duração do ciclo na base de reduzir o período de lactação por outro. A chegada de mais porcas cobertas do que o normal, obriga a desmamar porcas precocemente para poder dispor de lugares na maternidade.

Nestas condições o tempo de ocupação da maternidade diminui.

A ideia é obter o máximo de rotações possível para as porcas e para as jaulas de maternidade.

Estes sistemas são superintensivos e supõem muito desgaste das porcas, o qual obriga por um lado a altas reposições de porcas que não podem continuar o ritmo e por outro a assegurar que o objectivo de partos se mantém. Força-se a entrada de primíparas para suprir as porcas que não são capazes de acompanhar o ritmo. Isto é o que entendo por produzir “a qualquer preço”.

Entendemos por tempo de ocupação da jaula de maternidade o tempo que passa desde que se ocupa um lugar de parto até que se volta a ocupar esse lugar depois de uma rotação completa de todos os lugares.

Se se desmama só uma vez por semana, por exemplo às 5ª feiras, o tempo de rotação da jaula de maternidade deve ser múltiplo de 7, porque só há uma 5ª feira a cada 7 dias. O tempo de rotação da jaula de maternidade inclui: entrada e adaptação da porca, parto e lactação, saída, lavagem e vazio sanitário.

Relação entre o número de lugares de parto e porcas produtivas dependendo da ocupação da maternidade.

Nº total de jaulas Nº partos semanais Ocupação da maternidade (semanas) Duração do ciclo teórica Nº partos por porca e ano teóricos Nº porcas produtivas teóricas Tipo de sistema
240 40 6 115+35+5 2,35 885 Intensivo conservador
240 48 5 115+28+5 2,46 1015 Intensivo
240 60 4 115+21+5 2,59 1205 Muito intensivo
240 80 3 115+14+5 2,72 1529 Inviável

Duração do ciclo teórica quer dizer supondo que não há dias não produtivos.
Nº partos por porca e ano teóricos quer dizer supondo que não há falhas, todas as porcas cobertas parem.
Nº porcas produtivas teóricas quer dizer as necessárias para obter o número de partos semanais supondo que não há falhas.


O modelo teórico vai-se afastando da realidade conforme se reduz a ocupação da jaula de maternidade. Quanto mais curtas são as lactações mais custa cobrir correctamente as porcas devido a piores involuções uterinas, maior taxa de anestros post-cobrição, maior taxa de repetições…

Na realidade o nº de partos por porca e ano, na maioria dos casos, oscila dentro da margem de 2,25 a 2,48.

Mas ao que iamos: Quantos lugares de parto necessito numa exploração com 1000 porcas produtivas?

Os responsáveis de uma integradora forte de Espanha, no momento de desenhar explorações novas de mais de 1500 porcas reprodutivas recomendam multiplicar por 4 o objectivo de partos semanais para saber o número de jaulas de maternidades totais. Eu o faria por 4,5 em explorações grandes e por 5 em explorações pequenas. Mas eu sou bastante conservador, na próxima entrega veremos como justifico esta postura conservadora.

Porque é diferente nas explorações grandes do que nas pequenas?

Porque nas explorações grandes posso desmamar mais do uma vez por semana, de forma que o tempo de ocupação da jaula de maternidade já não tem que ser múltiplo de 7, pode ser de 3 se se fazem dois desmames semanais, de 2 se se fazem 3 ou de 1 se se fazem 6 ou 7. Isto permite-me aproveitar mais a maternidade mantendo lactações de mais de 21 dias.

José Casanovas Granell, Veterinário consultor suíno. Espanha

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista