Previsões para a importação - exportação de suínos em 2004: Principais exportadores

As últimas aparições de casos de BSE e gripe das aves em alguns países podem dar lugar a um aumento da confiança por parte dos consumidores na carne de porco...
5ª feira 22 Abril 2004 (há 14 anos 11 meses 28 dias)
gosto

As últimas aparições de casos de BSE e gripe das aves em alguns países podem dar lugar a um aumento da confiança por parte dos consumidores na carne de porco, dando lugar a um crescimento tanto da produção como do consumo. Para este ano, 2004, espera-se que as exportações mundiais alcancem 4,2 milhões de toneladas. Seguidamente mostra-se as previsões para os principais países exportadores de carne de porco:

  • Estados Unidos: Para 2004 prevê-se um aumento da produção suína de 1%. As exportações de carne suína foram aumentando durante 2003, sendo os principais destinos o Japão, o México e o Canadá, que representam 80% do total da exportação, e espera-se que a procura estrangeira continue elevada durante este ano. Por outro lado, a debilidade relativa do dólar aumentará a competitividade da carne de porco dos E.U.A. Além disso, devem acrescentar-se os acordos de livre comércio estabelecidos durante os últimos meses entre os Estados Unidos e o Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, assim como a possibilidade de exportar produtos de suíno processados para a Austrália.

  • Canadá: Prevê-se que a produção do Canadá crescerá abaixo de 1% durante 2004. Os preços elevados dos cereais e a diminuição do consumo doméstico reduzirão os incentivos para ampliar a produção. Por outro lado, e apesar da debilidade do dólar americano, o Canadá continuou a exportar porcos vivos para o país vizinho, alcançando os 7,4 milhões de cabeças em 2003, 30% mais que em 2002, espera-se que este ano se alcancem os 7,8 milhões de cabeças, ainda que este facto dependerá de se finalmente os Estados Unidos impõem direitos alfandegários à importação de porcos provenientes do Canadá. As exportações, que representam 50% da produção canadiana, aumentaram em mais de 12%. Segundo as estimativas para 2004, as exportações alcançarão 1,05 milhões de toneladas, mantendo o Canadá como o maior exportador de carne porcina após a União Europeia, e o destino principal destas exportações continuará a ser os Estados Unidos (56% do total de exportações).

  • Brasil: No caso do Brasil espera-se uma diminuição da produção na ordem dos 3%. No que toca às exportações, durante os dois anos anteriores, o Brasil exportou 23% da sua produção, das quais 65% se destinou à Rússia. Para 2004 as exportações para do Brasil diminuirão quando comparadas com ano passado (300.000 ton), devido ao sistema de quotas russo que fará competir a carne de porco brasileira por uma parte do contingente de 179.500 ton reservado a "outros países". Para compensar esta situação o Brasil continuará a apostar em novos mercados e a fortalecer os contratos estabelecidos com Singapura, África do Sul, Holanda e Argentina. Por outro lado, a previsão de uma diminuição das exportações em 30% permitirá tentar elevar o consumo interno que continua a ser baixo.

  • União Europeia: Os baixos inventários e a redução do número de porcas continuam a afectar as perspectivas de produção dentro da UE15 para 2004. Em Janeiro de 2004, os elevados preços das rações assim como a força relativa do Euro face ao dólar levaram a Comissão Europeia a reintroduzir as restituições à exportação de carcaças e peças de porco, as quais foram eliminadas no passado mês de Março e só permanecem vigentes até finais do mês de Abril para os produtos transformados. Relativamente à adesão de 10 novos Estados Membros, estima-se um aumento da produção de 25%. No que diz respeito ao consumo de carne de porco, esta é elevada em vários dos novos Estados e é provável que continue aumentando devido ao aumento do rendimento nestes países.

World Pork Overview. FAS. USDA. Estados Unidos.

Artigos

Comentário30-Set-2004 há 14 anos 6 meses 20 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui