X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Previsões para a importação - exportação de suínos em 2004: Principais exportadores

As últimas aparições de casos de BSE e gripe das aves em alguns países podem dar lugar a um aumento da confiança por parte dos consumidores na carne de porco...
22 Abril 2004
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As últimas aparições de casos de BSE e gripe das aves em alguns países podem dar lugar a um aumento da confiança por parte dos consumidores na carne de porco, dando lugar a um crescimento tanto da produção como do consumo. Para este ano, 2004, espera-se que as exportações mundiais alcancem 4,2 milhões de toneladas. Seguidamente mostra-se as previsões para os principais países exportadores de carne de porco:

  • Estados Unidos: Para 2004 prevê-se um aumento da produção suína de 1%. As exportações de carne suína foram aumentando durante 2003, sendo os principais destinos o Japão, o México e o Canadá, que representam 80% do total da exportação, e espera-se que a procura estrangeira continue elevada durante este ano. Por outro lado, a debilidade relativa do dólar aumentará a competitividade da carne de porco dos E.U.A. Além disso, devem acrescentar-se os acordos de livre comércio estabelecidos durante os últimos meses entre os Estados Unidos e o Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, assim como a possibilidade de exportar produtos de suíno processados para a Austrália.

  • Canadá: Prevê-se que a produção do Canadá crescerá abaixo de 1% durante 2004. Os preços elevados dos cereais e a diminuição do consumo doméstico reduzirão os incentivos para ampliar a produção. Por outro lado, e apesar da debilidade do dólar americano, o Canadá continuou a exportar porcos vivos para o país vizinho, alcançando os 7,4 milhões de cabeças em 2003, 30% mais que em 2002, espera-se que este ano se alcancem os 7,8 milhões de cabeças, ainda que este facto dependerá de se finalmente os Estados Unidos impõem direitos alfandegários à importação de porcos provenientes do Canadá. As exportações, que representam 50% da produção canadiana, aumentaram em mais de 12%. Segundo as estimativas para 2004, as exportações alcançarão 1,05 milhões de toneladas, mantendo o Canadá como o maior exportador de carne porcina após a União Europeia, e o destino principal destas exportações continuará a ser os Estados Unidos (56% do total de exportações).

  • Brasil: No caso do Brasil espera-se uma diminuição da produção na ordem dos 3%. No que toca às exportações, durante os dois anos anteriores, o Brasil exportou 23% da sua produção, das quais 65% se destinou à Rússia. Para 2004 as exportações para do Brasil diminuirão quando comparadas com ano passado (300.000 ton), devido ao sistema de quotas russo que fará competir a carne de porco brasileira por uma parte do contingente de 179.500 ton reservado a "outros países". Para compensar esta situação o Brasil continuará a apostar em novos mercados e a fortalecer os contratos estabelecidos com Singapura, África do Sul, Holanda e Argentina. Por outro lado, a previsão de uma diminuição das exportações em 30% permitirá tentar elevar o consumo interno que continua a ser baixo.

  • União Europeia: Os baixos inventários e a redução do número de porcas continuam a afectar as perspectivas de produção dentro da UE15 para 2004. Em Janeiro de 2004, os elevados preços das rações assim como a força relativa do Euro face ao dólar levaram a Comissão Europeia a reintroduzir as restituições à exportação de carcaças e peças de porco, as quais foram eliminadas no passado mês de Março e só permanecem vigentes até finais do mês de Abril para os produtos transformados. Relativamente à adesão de 10 novos Estados Membros, estima-se um aumento da produção de 25%. No que diz respeito ao consumo de carne de porco, esta é elevada em vários dos novos Estados e é provável que continue aumentando devido ao aumento do rendimento nestes países.

World Pork Overview. FAS. USDA. Estados Unidos.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138239 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Envio gratuito

em pedidos > 400€

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista