1 comentários

Leia este artigo em:

Organizando a cobrição de nulíparas

Este truque consiste em organizar a entrada em cio das marrãs de reposição com a finalidade de gerir correctamente o número de inseminações fixado como objectivo para cada lote.

Objectivo

Ordenar o cio das nulíparas no tempo.

Descrição

Este truque consiste em organizar a entrada em cio das marrãs de reposição com a finalidade de gerir correctamente o número de inseminações fixado como objectivo para cada lote.. Com o uso de cores, identificam-se as nulíparas que entram em cio pela primeira ou segunda vez, dependendo em que cio se deseja inseminar.

Celos primerizas
Celos primerizas

Explicação

Durante a despiste diário dos cios das marrãs, marcam-se as porcas de reposição com uma cor que será diferente para cada semana. Ou seja, na semana 20, as porcas em cio serão marcadas com a cor azul; na semana 21 com a cor encarnada e na semana 22 com a cor verde. Uma vez completado o ciclo de 3 semanas, que também corresponde ao ciclo das nulíparas, volta-se a utilizar a primeira cor, neste caso a azul.

Uma vez que se tenha detectado o cio e marcado as marrãs, as que tenham a mesma cor serão colocadas num único parque; o mesmo procedimento será feito nas semanas seguintes. No final da terceira semana as marrãs marcadas a azul, neste exemplo, entrarão em cio. Desta maneira, sabemos quantas porcas vão entrar em cio e podemos gerir melhor a sua alimentação e a utilização dos varrascos.

Vantagens

  • Poupança de tempo, dado que não é preciso estimular ou controlar o cio das marrãs, já que se conhecem as datas do anterior e do seguinte cio. A estimulação com o varrasco será na semana da suposta entrada em cio.
  • Poder concentrar-se na fase de racionamento (sem estímulo) na alimentação de um grupo específico.
  • Conhecer o potencial das marrãs que entrarão em cio.
  • Optimizar e organizar cronologicamente os parques das marrãs.
  • Poder inseminar as porcas com sémen morto no cio sem que haja fecundação para assim melhorar o comportamento e assegurando um correcto ciclo estrico.

Material utilizado

  • Spray ou marcador de cor azul.
  • Spray ou marcador de cor encarnado.
  • Spray ou marcador de cor verde.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
12-Set-2018Joaquim.017.mJoaquim.017.mQual pode ser o motivo de uma porca que já pariu duas vezes agora não ficar prenha sendo já exeminada três vezes? Se me poderem ajudar ficaria agradecido.
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags