X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ensaios de campo para reduzir o corte da cauda em leitões

Nas explorações de criação de animais associadas ao projeto, são avaliadas e verificadas as medidas de melhoria propostas nos planos elaborados a partir dos questionários de autoavaliação do ClassyFarm.

O objetivo do projeto «INTACT - Indicações técnico-económicas para reduzir a necessidade de corte da cauda na suinicultura» é aumentar a competitividade e a rentabilidade do setor suíno através de uma avaliação técnico-económica das medidas necessárias para reduzir a utilização desta prática.

O projeto é coordenado pelo Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de Milão e envolve a Fundação CRPA, a Fundação de Investigação e Estudos de Reggio Emilia e três explorações de suínos na Lombardia. O projeto é também cofinanciado pela FEASR no âmbito da Operação 16.1.01 "Grupos Operacionais PEI" do Plano de Desenvolvimento Rural da Região da Lombardia 2014-2020.

Ensaios de campo

Foram realizados testes nas explorações associadas ao projeto para avaliar e verificar os aspetos técnicos, económicos e ambientais das medidas propostas nos planos de melhoria, que foram elaborados a partir dos resultados dos questionários de autoavaliação ClassyFarm

Devido ao estado de emergência provocado pela propagação da peste suína africana, o acesso dos investigadores às explorações foi dificultado e sujeito a severas restrições; por isso, foi necessário redefinir as atividades e formar a equipa das explorações para lidar com a recolha de dados.

Exploração 1

O ensaio clínico centrou-se na fase de crescimento e engorda e incluiu 192 porcos alojados em parques com piso sólido e uma área exterior para defecação totalmente coberta com ripas. Os porcos foram divididos igualmente nos seguintes grupos:

  • INOVAÇÃO, cauda intacta, palha a ancinho;
  • CONTROLO, cauda cortada, tronco suspenso em cadeia.

O primeiro grupo de animais foi monitorizado de março a outubro de 2024, e o segundo grupo, de abril a novembro de 2024. Durante as experiências, registou-se o número de lesões na cauda e nas orelhas, juntamente com alguns parâmetros ambientais (gases nocivos, temperatura e humidade).

As medições foram realizadas uma semana (com 30 kg) e dois meses após a chegada dos animais (com 90 kg).

A análise dos dados não revelou diferenças entre os grupos: não foi registada qualquer lesão na cauda ou nas orelhas. Os valores mantiveram-se consistentemente dentro dos níveis aceitáveis ​​e ideais da ClassyFarm.

Exploração 2

O estudo focou-se nas fases de transição e engorda.

Durante a fase de transição, os porcos foram alojados em parques com piso sólido e cama de palha, enquanto que durante a fase de engorda foram alojados em parques com piso sólido e uma área exterior para defecação com piso ripado.

O ensaio foi conduzido com 1800 leitões desmamados (7-30 kg) e 144 porcos em fase de engorda (30-170 kg) com as caudas intactas. A comparação entre os dois grupos não foi avaliada; em vez disso, os parâmetros ambientais foram monitorizados periodicamente utilizando instrumentos fixos e portáteis, juntamente com indicadores diretos nos animais, em particular:

  • gases nocivos, temperatura, humidade, iluminação e velocidade do ar;

  • lesões na cauda e nas orelhas;

  • índice de condição corporal (durante a transição);

  • higiene do animal.

O ensaio foi realizado entre fevereiro e abril de 2024, na fase de transição, e entre maio e novembro de 2024, na fase de engorda.

A Tabela 1 apresenta os resultados obtidos na avaliação dos indicadores diretos sobre os animais, enquanto a Tabela 2 mostra os valores médios dos parâmetros ambientais registados durante o período de monitorização. A análise e o tratamento dos dados evidenciaram a importância da monitorização contínua dos parâmetros ambientais e, em particular, das concentrações de gases nocivos. Além disso, não foram observadas diferenças entre os valores registados pelos instrumentos fixos e portáteis, o que demonstra ainda mais a validade de ambos os métodos de recolha de dados.

Tabela 1. Exploração 1: Avaliação dos indicadores diretos em animais por fase (número de animais que apresentam o problema).

Fase Lesões na cauda Lesões nas orelhas Limpeza deficiente Animais muito magros
Transição 0 14 2 4
Engorda 5 4 6 -

Tabela 2. Exploração 2. Valores médios dos parâmetros ambientais registados durante o ensaio.

Fase Área Ilumin. Temp. Humidade Vel. ar NH3 CO2
Transição Cama 161 lux 22 °C 85 % 0,1 m/s 4 ppm 2.200 ppm
Piso sólido 287 lux 21 °C 82 % - - -
Engorda Piso slat 28,2 °C 85,9 % 0,1 m/s <4 ppm 950 ppm

Exploração 3

Nesta exploração foram realizados dois ensaios de transição, com um total de 2454 porcos alojados em parques com pisos parcialmente ripados. Os porcos foram divididos igualmente nos seguintes grupos:

  • INOVAÇÃO, cauda intacta com palha no comedouro,
  • CONTROLO, cauda cortada com palha no comedouro e outro material de enriquecimento proporcionado de duas em duas semanas (corda de fibra natural ou tiras de papel).

O primeiro ensaio foi realizado entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, e o segundo entre março e maio de 2024. Durante os ensaios foram recolhidos dados sobre o número de lesões na cauda e nas orelhas, bem como parâmetros ambientais (gases nocivos, temperatura e humidade). As medições foram realizadas de duas em duas semanas, num total de oito semanas (T1, T2, T3, T4).

Durante o primeiro ensaio, independentemente do tipo de enriquecimento ambiental, todos os animais apresentaram lesões na cauda, ​​algumas delas graves. No grupo INOVAÇÃO, as lesões surgiram duas semanas mais tarde do que no grupo CONTROLO. As concentrações de gases nocivos registadas excederam consistentemente os limites de alerta, pelo que o ensaio foi repetido, com modificações na ventilação e uma revisão da formulação da ração para detetar possíveis deficiências de aminoácidos. Os resultados do segundo ensaio, que foram significativamente melhores, são apresentados na Tabela 3.

Tabela 3. Exploração 3. Medição dos parâmetros ambientais e avaliação dos indicadores diretos nos animais (número de animais que apresentam o problema).

Concentração de gás (ppm) Número de animais que apresentam problemas
NH3 CO2 CONTROLO INOVAÇÃO
Ensaio 2 T1 5,4 1.700 0 0
T2 4,7 1.600 30 (pontuação 1) 0
T3 2,5 1.200 40
(pontuação 1)
40
(pontuação 1)
T4 2,0 1.160 0 0
Salida 1,6 1.120 0 0

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista