Leia este artigo em:

Como mover leitões rapidamente e sem cansaço

Há mais de 30 anos surgiu a ideia de construir um tapete transportador como é feito, ou se fazia, em avicultura.

6ª feira 8 Fevereiro 2019 (há 4 meses 11 dias)
gosto

Objectivo

Acelerar e simplificar o movimento dos leitões.

Descrição

Sabemos que movimentar leitões, sejam pequenos ou grandes, é um trabalho árduo, que requer esforço físico e tempo. Dado que em muitas das explorações o pessoal, por diversos motivos, é sempre "muito poco" e o tempo também, devemos tratar de simplificar e adquirir ferramentas que possam facilitar os trabalhos rotineiros, como por exemplo, a mudança dos leitões das baterias, quando pesam cerca de 20 kg, para a engorda.

Explicação

Nesta exploração o movimento dos leitões é ainda mais complexo: os parques estão levantados cerca de 70 cm do solo. Os leitões chegam da sala de partos (em frente) e permanecem nestes parques até aos 60 dias de idade ou cerca de 20 kg, uma transição "clássica". Ao estarem os parques elevados é difícil agarrar os leitões à mão e descê-los para o solo para seguir "a pé" para a sala de engorda. Portanto, há mais de 30 anos, surgiu a ideia (a partir do que é feito, ou se fazia, em avicultura) de construir um tapete transportador a esta altura e levar os leitões directamente para o reboque de transporte, sendo o único esforço o de colocar os leitões no tapete.

Hoje em dia a ideia a ideia continua a funcionar: o tapete transportador continua a ser o mesmo, apenas foi substituída a borracha, equipada com um relevo antideslizante. Além disso, enquanto os leitões permanecem no tapete, podem ser realizadas algumas intervenções, como vacinações. O transportador é totalmente metálico, com paredes laterais de cerca de 50 cm, e é, evidentemente, eléctrico. Quando é utilizado, é preso e tem rodas para o movimentar.

É uma ideia que também pode ser útil para mover leitões pequenos da sala de partos. Em alguns pavilhões as jaulas de parto estão levantadas do solo e normalmente agarram-se os leitões um a um e são colocados no carro. Nestes casos, o uso do tapete pode permitir levar os leitões para o carro ou directamente ao camião.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags