Leia este artigo em:

60% dos utilizadores do 3tres3 acreditam que a rotação da dose de sémen é útil, mas é realmente?

Algumas rotinas de maneio estão amplamente incorporadas no trabalho diário de muitas explorações. Podemos até pensar que há uma razão lógica por trás das mesmas, mas foram cientificamente comprovadas?

2ª feira 7 Outubro 2019 (há 2 meses 4 dias)
1 gosto

Existem muitas práticas de maneio que, embora implementadas em muitas explorações, nunca foram verificadas cientificamente. A prática de rodar as doses de sémen, sob a lógica de impedir a sedimentação de esperma e oferecer melhor acesso aos nutrientes presentes no diluidor, é uma rotina que é implementada em muitas explorações.

Quando perguntamos aos nossos utilizadores se eles rodam as doses de sémen durante o armazenamento na exploração, de um total de 534 respostas, a opção SIM vence globalmente em 60% em comparação com 40% de NÃO. Na Figura 1, vemos os detalhes dos países com o maior número de respostas, aos quais adicionamos a Alemanha, com um pequeno número de respostas, mas com um padrão claramente diferente do dos outros países.

Figura 1: Distribuição por país das respostas ao inquérito: roda as doses de sémen durante o seu armazenamento na exploração?

Figura 1: Distribuição por país das respostas ao inquérito: roda as doses de sémen durante o seu armazenamento na exploração?

Nota: os resultados por país estão disponíveis aqui

Quando analisamos o perfil dos utilizadores que responderam, vemos que o problema claramente desperta interesse em produtores e veterinários. As respostas seguem o mesmo padrão com uma ligeira vitória do SIM que não está relacionada a nenhuma actividade específica (Figura 2).

Figura 2: Distribuição por actividade das respostas ao inquérito: roda as doses de sémen durante o seu armazenamento na exploração?

Figura 2: Distribuição por actividade das respostas ao inquérito: roda as doses de sémen durante o seu armazenamento na exploração?

E qual é a resposta correta? A equipa do Dr. Martin Schulze, do Institute for Reproduction of Farm Animals Schonow, na Alemanha, realizou as experiências que resumimos brevemente a seguir e que pretendiam avaliar o efeito da rotação das doses de sémen durante o armazenamento na exploração. Os resultados de 90% da opção NÃO que recebemos de nossos utilizadores alemães, mesmo com poucas respostas, dão-nos uma ideia do resultado do teste e da comunicação eficiente que foi feita com os resultados no país.

A rotação das doses de sémen durante o armazenamento afecta a sua qualidade?

A rotação das doses de sémen durante o armazenamento na exploração é realizada para evitar a sedimentação de espermatozóides, uma vez que isso geralmente é considerado nocivo, provavelmente pensando na diminuição local do pH como resultado da acumulação de metabolitos tóxicos. Para fornecer alguns dados objectivos sobre esta questão, o Institute for Reproduction of Farm Animals Schonow conduziu duas experiências.

Foram divididas doses de sémen de porco com um diluente de BTS em 3 grupos diferentes:

A) dose não girada
B) rotação manual de 180 ° a cada 12 h
C) cinco rotações automáticas de 360 ° por hora

A primeira experiência comparou A, B e C usando um diluente BTS e a segunda comparou A e C usando uma variante BTS com estabilizadores de pH. As doses foram mantidas por 5 dias a 17 °C e foram feitas diferentes medições sobre:

  • pH
  • motilidade e morfologia do esperma
  • integridade da membrana e estado das mitocôndrias
  • viabilidade dos espermatozóides e actividade mitocondrial

E qual foi o resultado?

  • O sémen que tinha sido rodado mostrou uma diminuição significativa na motilidade progressiva dos espermatozóides em comparação com as amostras não rodadas
  • Na experiência 1, o pH das doses rodadas mostrou uma mudança significativa de pH 7,3 para pH 7,5. Na experiência 2, o pH permaneceu inalterado em aproximadamente 7,1

Conclusão

Este estudo mostrou que a rotação das doses de sémen durante o armazenamento in vitro afecta a qualidade de esperma.

A rotação dos tubos de sémen levou a uma perda de motilidade e diferenças de parâmetros cinemáticos que foi especialmente evidente após uma incubação prolongada a 38ºC.

No primeiro ensaio, usando um diluente básico de BTS, foi observada uma mudança no pH nos diferentes tratamentos. A rotação do sémen diluído promove a perda de CO2 da fase líquida para o compartimento de ar dos tubos de sémen, o que leva a uma alcalinização acelerada do sémen suspenso que pode estar relacionada à diminuição da motilidade espermática e aumento da frequência de batida cruzada (BCF- beat cross frequency). Os investigadores colocaram a hipótese de que o efeito negativo da rotação poderia ser neutralizado usando um diluente com estabilizadores de pH, mas apesar de observar um pH constante durante o armazenamento no segundo teste, a rotação automática resultou numa perda. da motilidade total e progressiva, BCF e parâmetros relacionados à velocidade, após incubação por 30 e 300 minutos a 38 ° C.

Os mecanismos biológicos por trás desses resultados ainda são desconhecidos, mas a rotação das doses de sémen culmina na perda da motilidade espermática. Talvez a sedimentação de espermatozóides possa criar um microambiente benéfico para a manutenção da longevidade do esperma.

Independentemente do mecanismo subjacente, conclui-se que as recomendações actualizadas devem ser que as doses de sémen de varrasco para IA não devem ser rodadas durante o seu armazenamento a 17oC.

333 deseja agradecer ao Dr. Schulze pela sua colaboração neste artigo.
Mais informação em: M Schulze, K Rüdiger and D Waberski. Rotation of boar semen doses during storage effects sperm quality. Reproduction in Domestic Animals 50(4) · May 2015 DOI: 10.1111/rda.12532

Redacção 333

Artigos

A taxa de partos não explica tudo26-Ago-2019 há 3 meses 15 dias

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags