X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

25 anos de história de 3tres3

Pedimos a Rosa Pujol, a colaboradora mais antiga da 3tres3, que nos falasse dos primórdios da página Web, há um quarto de século.

O 3tres3 nasceu a 4 de Abril de 1998. No início de Abril de 2023, 25 anos depois, encontrei-me com Enric Marco e Miquel Collell para celebrar o sucesso do seu projecto. Encontrámo-nos no mesmo restaurante onde nos tínhamos encontrado há 25 anos com o já falecido José Barceló. Esse encontro foi o meu ponto de partida para a 3tres3, um projecto que José, Enric e Miquel já tinham em curso e que estava prestes a ver a luz do dia.

Da esquerda para a direita: Miquel Collell, Rosa Pujol e Enric Marco.
Da esquerda para a direita: Miquel Collell, Rosa Pujol e Enric Marco.

José, Enric e Miquel foram os criadores da 3tres3, verdadeiros visionários que souberam ver o potencial da Internet numa altura em que esta era uma tecnologia incipiente no nosso país, à qual menos de 5% da população tinha acesso. Para ser sincera, nessa altura nem nos meus melhores sonhos imaginei que a 3tres3 pudesse vir a ser a referência que é hoje. Como é que podíamos criar uma empresa que dependia de um acesso à internet que muito pouca gente tinha, menos ainda nas explorações pecuárias, que se baseava num aparelho de modem que emitia um ruído inesquecível e que, além disso, era caro?

Quando comecei, encontrei uma página Web que já tinha tomado forma. O Miquel tinha regressado recentemente de uma estadia nos Estados Unidos com uma versão da 3tres3 na mala. À sua chegada, apresentou a ideia inovadora aos seus parceiros, que rapidamente se envolveram no projecto e lhe deram todo o seu apoio. O conhecimento que tinham do sector e o reconhecimento que recebiam dele, juntamente com o seu entusiasmo, tornaram o caminho muito fácil.

Após alguns retoques finais e a procura de colocação para a página Web, estávamos prontos para começar a implementar um projecto que, com o tempo, se tornaria uma grande obra colectiva de partilha de conhecimentos sobre suínos.

Quando começámos, o nosso principal objectivo era fornecer um bom serviço de informação técnica à indústria. Para tal, planeámos publicar resumos curtos e concisos de uma selecção de artigos técnicos que considerássemos interessantes e úteis. A velocidade da Internet era tão lenta que quase não utilizávamos imagens e, quando as utilizávamos, eram tão pequenas que, actualmente, precisaríamos de uma lupa para as ver. Hoje em dia, pelo contrário, a nossa principal dor de cabeça é transmitir a informação em infografias e/ou vídeos tão curtos quanto possível, não por falta de largura de banda, mas para não perder a atenção dos nossos utilizadores.

Desde o início, contámos com excelentes especialistas em suínos de vários países, com os quais organizámos um painel de peritos a quem os utilizadores podiam apresentar questões em on-line. Actualmente é um serviço que pode parecer bastante normal, mas em 1998 estava claramente à frente do seu tempo. Esse serviço deu origem a uma secção que nos acompanhou durante muitos anos, "os expertos opinam".

Actualmente, quase nos esquecemos do que se trata, mas nos primeiros tempos da 3tres3 recebíamos alguns artigos por fax. Nessa altura, de acordo com a nossa filosofia de "ir directo ao assunto", pedíamos artigos de 250 palavras, uma extensão que rapidamente alargámos para evitar que o esforço de síntese fosse demasiado pesado.

Pouco depois de começarmos, acrescentámos outro serviço fundamental na história da 3tres3, a que alguns de nós ainda chamam "last minute", um serviço diário com notícias actuais sobre porcos, seguindo a mesma filosofia editorial que aplicamos à informação técnica: a publicação de informação concisa, objectiva, rigorosa e contrastada continua a ser uma máxima para a equipa 3tres3. Nessa altura, lançámos a primeira pedra do que é hoje a comunidade 3tres3, que conta com mais de 125.000 pessoas.

Inspirados pelo trabalho de um excelente colaborador nos Estados Unidos, começámos com os mailings de notícias. As pessoas começaram a inscrever-se na lista para receber as notícias , em poucos dias estavam a fazê-lo às centenas e tornou-se impossível gerir manualmente, pelo que rapidamente começámos a trabalhar para realizar um dos nossos primeiros processos de automatização.

Outra área fundamental que temos procurado expandir ao longo do tempo, e mais ainda com o avanço da globalização, é a economia. As informações e previsões económicas oferecidas por colaboradores altamente experientes, juntamente com o sistema de preços dos suínos e das matérias-primas, bem como as estatísticas de produção e comércio, constituem uma visão económica única da indústria suinícola mundial na Internet.

A 3tres3 tem vindo a crescer com muitos outros serviços, tais como ferramentas de diagnóstico, um simulador de custos, uma calculadora de medicamentos, comparadores, anúncios classificados, etc. A expressão máxima destes serviços foi a abertura de uma loja agropecuária on-line em 2006, que marcou o início de uma nova linha de negócios.

Nestes 25 anos, a 3tres3 conheceu também uma progressiva expansão para vários países e tem hoje versões disponíveis em 10 línguas, pelo que se tornou normal estar atento ao fuso horário para contactos e encontros com colegas de outras edições.

A 3tres3 é uma obra colectiva que cresceu graças aos contributos de uma multiplicidade de colaboradores, sejam eles utilizadores, autores, patrocinadores ou consultores, até ser reconhecida por muitos como uma referência mundial de informação prática e fiável sobre suínos. Todos estes intervenientes têm um papel no desenvolvimento do 3tres3, no entanto, nada disto teria sido possível sem a grande dedicação de toda a equipa de pessoas que tem trabalhado diariamente ao longo dos últimos 25 anos para dar forma ao site na sua versão actual. Sem dúvida, o capital humano é o melhor ativo da nossa empresa.

Gostaria de aproveitar esta última linha para expressar a minha gratidão a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a 3tres3 ao longo dos últimos 25 anos.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista