Agenda
Seminários sobre a produção de porcos machos inteiros e o odor sexual


Tradicionalmente, na Europa, mediante a castração cirúrgica tem-se controlado a acumulação de compostos responsáveis pelo odor sexual da carne de porco. Esta é uma das alternativas mais utilizadas para evitar que o consumidor compre carne de porco com odor sexual.
Contudo, e por questões relacionadas com o bem-estar animal, a União Europeia está a estudar alternativas à castração dos leitões. No ano 2010 a Comissão Europeia e representantes europeus dos produtores, matadouros e salas de desmancha, distribuidores, retalhistas, investigadores e ONGs comprometeram-se a abandonar a castração dos leitões mediante a castração cirúrgica antes de 1 de Janeiro de 2018 (European Declaration on alternatives to surgical castration of pigs; SANCO 2010).
À parte das possíveis estratégias para reduzir a prevalência de odor sexual mediante práticas de selecção genética, maneio ou regimes alimentares, haverá sempre a necessidade de classificar as carcaças na linha de abate do matadouro mediante métodos rápidos de detecção. Assim, surgirá a oportunidade de obter carne sem odor sexual e, indirectamente, permitirá aumentar a aceitabilidade da carne e produtos de carne procedente de porcos machos inteiros.
Durante a primeira semana de Dezembro, o programa de Qualidade de Produto organizará, no Auditório do IRTA-Monells, os seguintes eventos:
2 e 3 de Dezembro: reunião do grupo “EAAP Working Group on Production and Utilisation of Meat from Entire Male Pigs”. Esta reunião terá foco académico.
2 Dezembro: de 15:00 a 19:00h. Jantar de boas vinda (incluida no valor de inscrição)
3 Dezembro: de 9:30 a 18:30 h.
3 Dezembro noite: jantar (às 20:00h em Gerona; opcional- não incluido no valor da inscrição).
4 Dezembro: “International workshop on rapid detection methods”. Seminário orientado para a indústria do sector suinícola. De 9:30 a 16:00 h.
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista