Leia este artigo em:

Eficácia de vacinas contra o vírus da PSC do sub-genótipo 2.1d emergente na China

O presente estudo analisa as variações moleculares e as diferenças antigénicas entre vacinas comerciais baseadas na estirpe C de diferentes origens e de diferentes fabricantes na China e reavalia as vacinas contra a estirpe sub-genótipo 2.1d da PSC emergente na China.

2ª feira 31 Julho 2017 (há 4 meses 14 dias)

A Peste Suína Clássica (PSC) esteve controlada na China durante décadas mediante vacinação com a estirpe C atenuada lapinizada. No entanto, recentemente, na China têm havido surtos frequentes de PSC num grande número de explorações suínas em porcos vacinados com estirpes C e foi notificada a presença de um novo sub-genótipo 2,1d responsável pelos surtos.

Os resultados mostraram que a estirpe C adaptada à linha celular ST contínua (CST) contêm uma variação única de M290K na proteína E2, em comparação com as de células BT primárias (CBT) ou de coelho (CRT) e com as sequências da estirpe C tradicional disponíveis na base de dados GenBank. O teste de neutralização do soro revelou diferenças antigénicas entre CST e CBT ou CRT. De referir que os títulos neutralizantes do soro anti-estirpe C contra o isolado de PSCV do sub-género 2.1d foram significativamente mais baixos que os detectados contra a estirpe C ou a estirpe Shimen. Os porcos vacinados com a estirpe C e desafiados com a estirpe HLJZZ2014 sub-genótipo 2.1d não mostraram sinais clínicos e todos sobreviveram. No entanto, estes porcos mostraram lesões histológicas e patológicas leves e foi detectado o ARN viral do PSCV nas diversas amostras de tecido e sangue.

Em conjunto, as vacinas baseadas na estirpe C de diferentes origens mostraram variações moleculares e diferenças antigénicas e podem proporcionar protecção clínica, mas não patológica e virológica contra o sub-genótipo 2.1d emergente na China. É necessário realizar uma investigação adicional para avaliar de forma exaustiva a eficácia da estirpe C a diferentes doses contra o sub-genótipo 2.1d do PSCV.

Yuzi Luo, Shengwei Ji, Jian-Lin Lei, Guang-Tao Xiang, Yan Liu, Yao Gao, Xing-Yu Meng, Guanglai Zheng, En-Yu Zhang, Yimin Wang, Ming-Liang Du, Yongfeng Li, Su Li, Xi-Jun He, Yuan Sun. Efficacy evaluation of the C-strain-based vaccines against the subgenotype 2.1d classical swine fever virus emerging in China. Veterinary Microbiology. Volume 201, March 2017, Pages 154–161. https://doi.org/10.1016/j.vetmic.2017.01.012

Abstracts

Custo do PRRS a nível de exploração02-Ago-2017 há 4 meses 13 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags