Leia este artigo em:

Vacinação contra Mycoplasma hyopneumoniae pouco antes ou no desmame

Este estudo avaliou a eficácia de dois programas diferentes de vacinação contra Mycoplasma hyopneumoniae em relação ao momento de desmame.

3ª feira 5 Dezembro 2017 (há 6 dias)

Foram aleatoriamente divididos 828 leitões em três grupos: o grupo V1 foi vacinado três dias antes do desmame, o grupo V2 ao desmame (21 dias de idade) e o grupo NV não foi vacinado.

Após o periodo de estada em baterias, 306 porcos foram colocados na unidade de engorda F1 e 501 porcos na unidade F2. A eficácia da vacinação foi avaliada utilizando parâmetros de rendimento e lesões de pneumonia no momento do abate.

Foram observadas diferenças estatisticamente significativas no grupo de engorda F2 onde os animais do tratamento V1 mostraram um maior aumento de peso médio diário em comparação com os grupos V2 e NV durante todo o periodo de estudo (17 e 18 g/dia, respectivamente) e durante o periodo de engorda (26 e 36 g/dia, respectivamente).

Considerando as pontuações em relação à presença de doença respiratória para ambas as unidades de engorda, o grupo V1 foi o único grupo onde a severidade da tosse não aumentou significativamente entre a entrada e o final do periodo de engorda. Entre os grupos, não houve diferenças estatisticamente significativas para as pontuações médias das lesões pulmonares (V1 = 3,44, V2 = 4,61, NV = 4,55, P> 0.05) e a prevalência de pneumonia (V1 = 35%; V2 = 38%; NV = 41,4%, P> 0.05).

Em geral, a vacinação contra M. hyopneumoniae antes do desmame proporcionou um rendimento numericamente melhor que a vacinação ao desmame, mas não alcançou significado estatístico. Um surto de gripe em F1 e a presença de infecções respiratórias mistas coexistentes tanto em F1 como em F2 podem ter influenciado o rendimento de ambos os grupos vacinados para todos os parâmetros medidos.

I. Arsenakis, A. Michiels, R. Del Pozo Sacristán, F. Boyen, F. Haesebrouck, and D. Maes. Mycoplasma hyopneumoniae vaccination at or shortly before weaning under field conditions: a randomised efficacy trial. Veterinay Record. Volume 181, Issue 1.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags