Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com altrenogest durante a gestação precoce sobre o desenvolvimento embrionário em porcos

Há falta de informações sobre a suplementação de progesterona durante o início da gestação em relação ao desenvolvimento embrionário em porcos. Foram avaliados os efeitos da suplementação com progesterona / progestina a partir do dia 6 da gestação sobre os parâmetros reprodutivos suínos.

3ª feira 10 Setembro 2019 (há 1 meses 9 dias)
gosto

A progesterona (P4) é de suma importância no estabelecimento e manutenção da gestação em mamíferos, pois estimula a secreção endometrial de várias moléculas envolvidas no crescimento e desenvolvimento do embrião durante o período peri-implantacional. De facto, vários estudos com ruminantes relataram que a suplementação exógena de P4 está relacionada com o aumento do desenvolvimento embrionário precoce, níveis mais altos de interferon tau e uma melhor taxa de gestação. No entanto, há falta de informação sobre a suplementação de P4 durante a gestação precoce no que diz respeito ao desenvolvimento embrionário em porcos. Além disso, alguns dos poucos estudos em porcos mostraram uma taxa de gestação alterada quando a suplementação foi realizada antes do sexto dia de gestação.

Portanto, o objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de progesterona / progestina desde o dia 6 de gestação no número total de embriões (TE), taxa de gestação (TG), desenvolvimento embrionário e concentração de 17β -estradiol no soro materno (17β-E).

Foram utilizadas um total de 31 porcas cruzadas, de 2 a 6 paridades. Todas as porcas foram inseminadas a cada 24 horas durante o primeiro cio após uma lactação de 21 dias e a ovulação foi detectada por ecografia transrectal em tempo real para determinar o dia 0 da gestação. No dia 6 da gestação, os animais foram divididos aleatoriamente num dos seguintes grupos: CON (n = 11), porcas não suplementadas, RU (n = 11), porcas suplementadas diariamente com 20 mg de Altrenogest do dia 6 ao 12 de gestação e PG (n = 9), porcas suplementadas com 2,15 mg / kg de P4 IM de acção prolongada no dia 6 da gestação. As porcas foram tratadas com altrenogest p.o. como suplemento numa pequena porção de alimento. Foram recolhidas amostras de sangue de 12 porcas (4 por grupo) no dia 12 da gestação para medir o nível de 17β-E no plasma por radioimunoensaio. As porcas foram abatidas no 28º dia de gestação. Foi recolhido o útero de cada porca e os embriões foram contados para determinar o TE. Os embriões foram separados individualmente das suas placentas, pesados e foi determinado o comprimento da nuca à garupa.

A TG não diferiu entre os grupos (91, 90 e 88%, para CON, RU e PG, respectivamente). Não foi observada diferença entre os grupos no TE e nível de 17β-E. No entanto, o peso embrionário e o comprimento da nuca à garupa diferiram entre os três grupos. As porcas RU apresentaram embriões mais pesados e maiores em comparação com os outros grupos. Por outro lado, as porcas PG tiveram as médias mais baixas para as mesmas variáveis (peso: 1,39 ± 0,01, 1,46 ± 0,02 e 1,22 ± 0,01; comprimento nuca-garupa: 21,07 ± 0,08, 21,61 ± 0,11 e 20,66 ± 0,11; para CON, RU e PG, respectivamente).

Em conclusão, a suplementação com altrenogest do dia 6 ao 12 de gestação aumenta o tamanho e o peso dos embriões suínos, enquanto 2,15 mg / kg de P4 de acção prolongada no dia 6 de gestação diminuíram essas variáveis em comparação com as porcas não suplementadas.

B. Muro, R. Carnevale, M. Mendonça, D. Leal, M. Torres, D. Nakasone, G. Ravagnani, C. Martinez, M. Monteiro, S. Martins and A. Andrade. Altrenogest supplementation during early pregnancy improves swine embryonic development. Reproduction, Fertility and Development 31(1) 152-153 https://doi.org/10.1071/RDv31n1Ab54

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags