Leia este artigo em:

Salmonella enterica: clone emergente resistente a múltiplos fármacos

A Salmonella 4, [5], 12: i: -, um agente patogénico emergente em todo o mundo que causa muitos surtos transmitidos pelos alimentos que são atribuídos principalmente a carne de porco e produtos suínos, está a expandir-se nos E.U.A.

3ª feira 2 Janeiro 2018 (há 9 meses 21 dias)
gosto

Foi realizada a sequenciação completa do genoma para realizar comparações múltiplas de 659 S. 4, [5], 12: i: - e 325 S. Typhimurium de diferentes fontes e localizações dos Estados Unidos e Europa para avaliar a sua heterogeneidade genética, focalizando em estirpes recuperadas de porcos no Médio Oeste dos Estados Unidos. Além disso, foi detectada a presença de genes de resistência e outros factores de virulência e foi determinado o fenótipo de resistência aos antimicrobianos de 50 e 22 isolados procedentes de animais e humanos, respectivamente.

As estirpes S. 4,5,12: i: - formararam dois clados principais independentemente da sua fonte e origem geográfica. A maioria (84%) dos isolados dos E.U.A. recuperados em 2014-2016, incluidos os (50/51) recuperados dos porcos no Médio Oeste dos E.U.A., eram parte de um clado emergente. Neste clado, predominaram os determinantes de resistência genotípica múltipla, incluída a resistência contra a ampicilina, estreptomicina, sulfonamidas e tetraciclinas (ASSuT). A resistência fenotípica a enrofloxacina (11/50) e ceftiofur (9/50) e foi encontrado junto com a presença de genes de resistência mediados por plasmideos (qnrB19 / qnrB2 / qnrS1 e blaCMY-2 / blaSHV-12, respectivamente). Além disso, foi encontrada uma maior semelhança entre S. 4, [5], 12: i: - do clado emergente e S. Typhimurium de Europa que com S. Typhimurium dos E.U.A.

A Salmonella 4, [5], 12: i: que circula actualmente em porcos no Médio Oeste dos E.U.A. faz parte, provavelmente de um clado emergente resistente a múltiplos fármacos encontrado pela primeira vez na Europa, e pode transportar genes de resistência mediados por plasmídeos que podem ser transmitidos horizontalmente a outras bactérias e, portanto, poderá representar um problema de saúde pública.

Ehud Elnekave, Samuel Hong, Alison E Mather, Dave Boxrud, Angela J Taylor, Victoria Lappi, Timothy J Johnson, Fabio Vannucci, Peter Davies, Craig Hedberg, Andres Perez, Julio Alvarez; Salmonella enterica serotype 4,[5],12:i:- in swine in the United States Midwest: an emerging multidrug resistant clone, Clinical Infectious Diseases, , cix909, https://doi.org/10.1093

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags