Leia este artigo em:

Quando os javalis fogem: redução das lesões e resposta de fuga

Foram avaliadas duas modificações das armadilhas para reduzir a resposta de luta ou fuga dos javalis e as lesões graves nas mesmas.

3ª feira 4 Junho 2019 (há 4 meses 15 dias)
gosto

Pesquisas sobre a ecologia, comportamento e movimentos de javalis (Sus scrofa) implicam frequentemente a imobilização de animais a serem estudados, a colocação de colares de GPS ou outros dispositivos de monitorização. Nesse processo, é importante minimizar o stress e lesões nos animais alvos de estudo. Os desafios no maneio de javalis capturados são comuns porque frequentemente vários animais são capturados juntos, os javalis exibem intensa resposta de luta ou fuga, as grandes armadilhas proporcionam espaço para lesões graves e os medicamentos usados para imobilização são menos eficazes em javalis alterados.

Foram capturados e manipulados 148 javalis em parques-armadilha no Texas, EUA, e foram avaliadas duas modificações das armadilhas para reduzir esses problemas, incluindo: 1) uso de rede de metálica com aberturas menores e 2) envolver a armadilha com uma barreira visual antes da manipulação dos animais.

A rede metálica utilizada em parques para cavalos (10,2 × 5,1 cm) reduziu em 88% as lesões em comparação com a rede metálica com aberturas maiores (10,2 × 10,2 cm ou maior). Demorou uma média de 71,6 s em envolver as armadilhas com rede de ensombramento ou lona, o que se traduziu numa rápida redução no comportamento de fuga dos javalis (ou seja, ≤ 52,6 s até parar). O facto de envolver o parque-armadilha facilitou uma aplicação dos fármacos de imobilização química através dardos, 28% mais rápida uma vez que os javalis ficaram quietos.

Recomenda-se o uso de rede com aberturas pequenas, com as usadas em cercas para cavalos, para reduzir as lesões relacionadas com armadilhas e a incorporação de lonas ou rede de ensombramento que criem barreiras visuais na armadilha, para facilitar a aplicação de fármacos para a imobilização química, ao manipular javalis.

Resumo

  • O maneio de animais selvagens é um risco e devem ser levadas em consideração estratégias para reduzir esse risco.
  • As armadilhas modificadas para a captura de javalis reduziram as lesões com elas relacionadas.
  • Envolver as armadilhas em tecido meio sombreado modera o comportamento de fuga.
  • Atirar dardos em javalis é mais facilmente feito em armadilhas modificadas.

Reducción de lesiones y de la respuesta de huida al capturar jabalíes

Reducción de lesiones y de la respuesta de huida al capturar jabalíes

Michael J.Lavelle, Nathan P.Snow, Christine K.Ellis, Joseph M.Halseth, Michael P.Glow, Eric H.VanNatta, Heather N.Sanders, Kurt C.VerCauteren. When pigs fly: Reducing injury and flight response when capturing wild pigs. Applied Animal Behaviour Science. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2019.03.014

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags