X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

333 Emerging voices: proteção inespecífica de Mycobacterium bovis inativado por calor contra a infeção por Salmonella Choleraesuis em porcos

Dissertação de Mestrado do Instituto de Investigação em Recursos Cívicos (IREC) da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM). Dirigido por Prof. Dr. Christian Gortázar Schmidt e Prof. Dra. María de los Ángeles Risalde Moya.

A imunidade treinada é a capacidade das células imunitárias inatas de produzir uma resposta imunitária melhorada a uma infeção secundária após uma infeção prévia com um agente patogénico não relacionado. As micobactérias são agentes estimulantes da imunidade treinada, gerando uma proteção cruzada inespecífica contra um grande número de agentes patogénicos. Além disso, a salmonelose representa um problema de saúde pública que causa perdas económicas significativas na indústria suína, e a vacinação contra este agente patogénico apresenta algumas deficiências no controlo dos diferentes serovares. A nossa hipótese é que um imunoestimulante à base de Mycobacterium bovis inativado pelo calor (HIMB) pode ter um efeito protetor inespecífico contra a Salmonella enterica serovar Choleraesuis (S. choleraesuis), com base no conceito de imunidade treinada.

Método: Para tal, vinte e quatro leitões fêmeas com 10 dias de idade foram distribuídos aleatoriamente por três grupos: um grupo imunizado (n = 10), que recebeu duas doses, por via oral, de HIMB antes de ser infetado, por via intratraqueal, com S. choleraesuis, um grupo controlo positivo (n = 9), que foi infetado com S. choleraesuis e não imunizado e um grupo controlo negativo (n = 5), que não foi imunizado nem infetado. Todos os indivíduos foram eutanasiados 21 dias após a infeção.

Resultados: A imunoestimulação com HIMB melhorou o aumento de peso e reduziu os sintomas respiratórios e as lesões pulmonares causadas por S. choleraesuis em suínos. Os leitões imunizados com HIMB apresentaram uma expressão aumentada de CCL28 no pulmão, realçando a importância da imunidade inata na proteção inespecífica contra S. choleraesuis. No entanto, a eliminação de S. choleraesuis e a colonização tecidular não diferiram significativamente entre os grupos infetados.

Conclusão: Este estudo sugere que a imunização HIMB pode levar a benefícios clínicos, patológicos e imunológicos contra os agentes patogénicos bacterianos em suínos dentro do conceito de imunidade treinada, abrindo assim a porta para futuros estudos de investigação para explorar mais profundamente esta teoria.

Descarregue abstract aqui

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista