Leia este artigo em:

Prevalência e estacionalidade da gripe em explorações produtoras de leitões

Foram seleccionadas um total de 34 explorações de produção de leitões para as quais era conhecido estatuto sanitário mensal dos leitões antes do desmame em relação à gripe durante um periodo de 5 anos.

Domingo 19 Novembro 2017 (há 22 dias)

O presente estudo teve como objectivo estimar a prevalência a nível de exploração e sazonalidade da gripe em explorações suínas, assim como avaliar a correlação entre a prevalência e as condições meteorológicas e caracterizar a diversidade genética da gripe ao longo do tempo.

Foram seleccionadas um total de 34 explorações de produção de leitões para as quais era conhecido estatuto sanitário mensal dos leitões antes do desmame em relação à gripe durante um periodo de 5 anos. Uma exploração foi considerada positiva num mês dado se, pelo menos, um fluído oral foi positivo para gripe através RT-PCR. As condições meteorológicas foram obtidas de estações meteorológicas locais terrestres.

A prevalência média a nível de exploração foi de 28%, com um intervalo de entre 7 e 57% e seguiu um padrão cíclico com níveis que aumentaram durante o Outono, alcançando o seu ponto máximo no início do Inverno (Dezembro) e final da Primavera (Maio) e diminuindo no Verão. A prevalência a nível de exploração foi correlacionada com a humidade absoluta média do ar exterior e a temperatura. A diversidade genética da gripe foi substancial ao longo do tempo com isolamentos de gripe pertencentes a 10 clados diferentes, sendo os H1 delta 1 e H1 gamma 1 os mais comuns. Em 21% das explorações foram encontrados três clados diferentes que circulavam conjuntamente no tempo, 18% tinha dois clados e 41% das explorações tinha um clado.

Em resumo, o presente estudo mostrou a existência de um padrão cíclico para a gripe, explicado em parte pela humidade absoluta e as mudanças de temperatura ao longo do tempo e ressaltou a importância da vigilância activa para identificar os periodos de alto risco nos quais podem ser implementadas medidas de controlo estratégico para a gripe.

Fabian Orlando Chamba Pardo, Ana Alba-Casals, Joel Nerem, Robert B. Morrison, Pedro Puig and Montserrat Torremorell. Influenza Herd-Level Prevalence and Seasonality in Breed-to-Wean Pig Farms in the Midwestern United States. Front Vet Sci. 2017 Oct 11;4:167. doi: 10.3389/fvets.2017.00167.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags