Objetivo: Desenvolver e avaliar um novo algoritmo para extrair características de conformação estrutural de a partir de imagens e estimar componentes de variância entre características de conformação esquelética, crescimento e retenção de carateristícas na exploração.
Métodos: Foi utilizada uma câmara Intel RealSense D435i para captar imagens RGB do perfil esquerdo de porcos Duroc (n = 846) aos 156 dias de idade. Um avaliador treinado selecionou imagens quando o membro anterior esquerdo (n = 1056), o membro posterior esquerdo (n = 888) ou ambos os membros esquerdos (n = 728) estavam presentes no campo de visão e as respetivas almofadas das patas, do dedo ao calcanhar, estavam em contacto com o solo. As imagens selecionadas foram processadas com um algoritmo de segmentação de imagens da Apple Inc. para separar o animal do fundo. As imagens segmentadas foram posteriormente analisadas através de um novo algoritmo desenvolvido neste estudo, que identificou o membro e estimou 21 características de conformação esquelética por membro. Foram adicionadas etapas de intervenção do utilizador para ajudar o algoritmo a identificar qual(is) o(s) membro(s) presente(s) e a localização geral de cada um para aumentar a precisão da identificação e aquisição de características.

Resultados: O algoritmo identificou corretamente pelo menos um membro anterior e um membro posterior em 99,9% e 98,0% dos suínos, respetivamente. As estimativas de herdabilidade variaram de 0,01 a 0,33 para todas as características de conformação, sendo que o termo quadrático para a curvatura da face anterior e a altura do membro posterior apresentaram a maior herdabilidade para cada localização (h2 = 0,33 e 0,30, respetivamente). As correlações genéticas entre as características de conformação dos membros e os parâmetros de produção (ganho médio diário, peso por dia de idade e eficiência alimentar da engorda) variaram entre -0,37 e 0,19. Os varrascos mantidos na exploração durante mais de 200 dias tenderam a apresentar uma maior curvatura dos membros anteriores (P = 0,08), um menor ângulo do mediopé ao metatarso anterior (P = 0,07) e uma distância significativamente menor do metatarso à parte superior do dorso (P = 0,03) do que os removidos antes dos 200 dias. As porcas mantidas na exploração durante mais de 200 dias tenderam a apresentar menor curvatura dos membros posteriores (P = 0,08).
Conclusão: O presente estudo apresenta um algoritmo que extrai novas características objetivas de conformação estrutural e reporta os parâmetros genéticos e fenotípicos correspondentes.
Zack C Peppmeier, Yijian Huang, Jan-Marie B Bartholomew, Jicai Jiang, Mark T Knauer, Suzanne M Leonard, Genetic parameters for image-based estimations of swine feet and leg conformation traits, Journal of Animal Science, Volume 103, 2025, skaf103, https://doi.org/10.1093/jas/skaf103