Os coronavírus são um grupo de importantes agentes patogénicos humanos e animais que ameaçam a saúde pública devido à sua potencial transmissão interespécies aos seres humanos. As partículas semelhantes a vírus (VLPs) são ferramentas versáteis no desenvolvimento de vacinas contra os coronavírus devido às suas caraterísticas imunológicas favoráveis.
Métodos: Neste estudo, foram concebidas VLPs compostas por proteínas estruturais da espícula, da membrana e do envelope do deltacoronavírus porcino (PDCoV) e as suas respostas imunitárias foram examinadas em ratinhos.

Resultados: Os ensaios de neutralização e a citometria de fluxo demonstraram que as VLP do PDCoV induziram anticorpos neutralizantes altamente consistentes e produziram imunidade mediada por células. Para avaliar a eficácia protectora das VLPs em leitões recém-nascidos, as porcas gestantes foram vacinadas com uma vacina inativada contra o PDCoV ou com VLPs 40 e 20 dias antes do parto. Cinco dias após o parto, os leitões foram desafiados oralmente com a estirpe de PDCoV. Foi detectada diarreia grave, cópias elevadas de ARN viral e atrofia substancial das vilosidades intestinais em leitões nascidos de porcas não imunizadas. No entanto, os leitões de porcas imunizadas com PDCoV apresentaram títulos elevados de anticorpos neutralizantes e uma redução acentuada dos danos microscópicos nos tecidos intestinais, não tendo os leitões apresentado diarreia.
Conclusão: Por conseguinte, os resultados indicam que as VLP são um potencial candidato clínico para a vacinação contra o PDCoV, enquanto a estratégia pode servir de plataforma para o desenvolvimento de outras vacinas contra o coronavírus.
Zhang B, Li S, Zhou J, Wang W, Xiao L, Yuan X, Yi X, Fan L, Fan B, Zhu X, Li J, Li B. A novel virus-like particles vaccine induces broad immune protective against deltacoronavirus in piglets. Virology. 2024; 597:110150. doi: 10.1016/j.virol.2024.110150.