X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Influência da vacinação contra PCV2 no nível de consumo de antimicrobianos

Tendo em conta que o PCV2, foi demonstrado conduzir a uma imunossupressão generalizada, permitindo o aparecimento de infecções bacterianas secundárias, os autores puseram a hipótese de que a vacinação contra o PCV2 diminuiria o consumo de antimicrobianos nas explorações.

20 Setembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A administração de antibióticos aos animais de abate é, na actualidade, um assunto importante. Veterinários, produtores de porcos, políticos, retalhistas e consumidores têm um grande interesse em reduzir o uso de antimicrobianos nas explorações, garantindo ao mesmo tempo a saúde e bem-estar dos animais.

Os programas de vacinação podem ser utilizados para reduzir o nível global de doença clínica numa população, que posteriormente conduzem a uma diminuição no uso de antimicrobianos.

Em 2008 iniciou-se um programa de vacinação contra o circovírus suíno tipo 2 (PCV-2) na Áustria. No estudo observacional retrospectivo que aqui se apresenta, foram avaliados os registos de medicamentos usados na exploração entre os anos 2008-2011 procedentes de 65 explorações suínas convencionais. Tendo em conta que o PCV2, foi demonstrado conduzir a uma imunossupressão generalizada, permitindo o aparecimento de  infecções bacterianas secundárias, os autores puseram a hipótese de que a vacinação contra o PCV2 diminuiria o consumo de antimicrobianos nas explorações. Em primeiro lugar, os autores centraram-se no consumo anual de antimicrobianos expresso como o número de doses diárias administradas por kg de peso vivo (nADDkg/kg/ano). Em segundo lugar, foi aplicado um modelo linear de efeitos mistos para avaliar a influência da vacinação contra o PCV2 no consumo de antimicrobianos nas explorações.

A interacção entre o tipo de exploração e a vacinação contra PCV2 mostrou-se como um factor altamente significativo (p = 0,0002) que influi no uso de antimicrobianos nas explorações. O impacto estimado da vacinação para PCV2 revelou uma diminuição altamente significativa (P <0,001) no consumo total de antimicrobianos, passando de 1,72 ADDkg/kg/ano a 0,56 ADDkg/kg/ano nas explorações de engorda, ao passo que no caso das explorações de ciclo fechado, a diminuição foi negligenciável.

J. Raith, M. Trauffler, C. L. Firth, K. Lebl, C. Schleicher, J. Köfer. Influence of porcine circovirus type 2 vaccination on the level of antimicrobial consumption on 65 Austrian pig farms. Veterinary Record 2016;178:504 doi:10.1136/vr.103406

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista