Leia este artigo em:

Implementação de imprinting: bem-estar e crescimento em leitões desmamados

O stress do desmame acompanhado pela ocorrência de comportamentos de agressão é um ponto critico na produção de suínos uma vez que compromete o bem-estar dos leitões o que desemboca numa velocidade de crescimento deprimida e problemas sanitários.

3ª feira 19 Setembro 2017 (há 28 dias)

O stress do desmame acompanhado pela ocorrência de comportamentos de agressão é um ponto critico na produção de suínos uma vez que compromete o bem-estar dos leitões o que desemboca numa velocidade de crescimento deprimida e problemas sanitários. Portanto metodologias que suavizem a transição entre a lactação e o desmame são muito importantes.

No presente estudo uma abordagem simples baseada no fenómeno de imprinting foi implementada para melhorar o crescimento e o bem estar de leitões desmamados. Desde o nascimento, os leitões foram expostos de forma contínua a formas simples 2D, um circulo branco sobre um fundo negro (WC) ou uma cruz negra num fundo branco (BC).

Ao desmame os leitões foram divididos por lotes de desmame constituídos por uma ninhada WC e uma BC, os lotes de testagem. Os lotes de controle foram divididos virtualmente usando as formas WC ou BC em cada uma das metades do curral.

A hipótese foi testada em condições de baixa e alta densidade animal i.e. 10 ou 20 animais por curral (120 animais no total). Os resultados revelaram uma melhor velocidade de crescimento (12-17% GMD). De uma forma geral o número de lutas pós desmame foi mais baixo no grupo de teste tendo a maioria das lutas (62-75%) ocorrido entre os grupos WC e BC. No caso da territorialidade, a tendência dos leitões para permanecer na área marcada com um sinal familiar foi significativa do ponto de vista estatístico – i.e. agrupamento diferenciado nos currais de teste (p<0.05), comparado com os currais controle. Parece que a divisão virtual dos currais de desmame usando símbolos 2D, aos quais os leitões foram expostos durante a lactação, pode promover um decréscimo nas agressões pós desmame, promover um agrupamento e comportamento territorial diferente potenciando o GMD de leitões desmamados em condições de campo especialmente nos grupos com baixa densidade animal.

NikolinaMesarec, Maja Prevolnik Povše, Dejan Škorjanc, JankoSkok. Gangs of piglets: Welfare and growth of imprinted and guided weaners. Applied Animal Behaviour Science. Available online 21 May 2017. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2017.05.018

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags