Leia este artigo em:

Fusão de esperma de varrasco com nanoliposomas preparados a partir de fosfolípidos sintéticos

Este estudo utilizou citometria de fluxo para demonstrar a incorporação estável de nanoliposomas preparados a partir de uma mistura complexa de diversos fosfolípidos com alta eficácia de fusão.

2ª feira 26 Fevereiro 2018 (há 6 meses 24 dias)
gosto

Os liposomas são vesículas de membranas artificiais que podem ser usadas para testar e modelar as funções e interacções de várias membranas biológicas, como um sistema transportador para administrar substâncias biologicamente activas para as células ou para adicionar lípidos à membrana plasmática das células diana para modificar as relações estrutura-função da membrana.

Os lípidos da membrana plasmática do esperma modificam-se durante a maturação no epidídimo e durante a capacitação no tracto reprodutivo feminino para facilitar a fertilização. A variação natural nas quantidades e a composição dos lípidos na membrana plasmática do esperma também podem contribuir para as sensibilidades às condições de manipulação e armazenamento, que são específicas para cada espécie.

Os espermatozóides de varrasco são notoriamente susceptíveis a danos na membrana e são resistentes à alteração da composição por liposomas artificiais.

Este estudo utilizou citometria de fluxo para demonstrar a incorporação estável de nanoliposomas preparados a partir de uma mistura complexa de diversos fosfolípidos (fosfatidilcolina: fosfatidiletanolamina: esfingomielina: fosfatidilserina: fosfatidilinositol) com alta eficácia de fusão. Mais de 90% dos espermatozóides adquiriram rapidamente os liposomas marcados fluorescentemente e retiveram os lípidos durante pelo menos 60 minutos, de uma maneira significativa dependente do tempo e da concentração.

Esta eficácia de fusão única poderá ser usada para alterar a composição da membrana plasmática do esperma e, portanto, as respostas funcionais baseadas na membrana.

Kasimanickam, V. and Buhr, M. (2016), Fusion of Boar Sperm with Nanoliposomes Prepared from Synthetic Phospholipids. Reprod Dom Anim, 51: 461–466. doi:10.1111/rda.12702

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags