Leia este artigo em:

Farmacocinética e eficácia de dois suplementos de ferro para leitões lactantes

Foi avaliada e comparada a eficácia e farmacocinética de duas fontes diferentes de ferro, gleptoferron e ferro dextran em leitões de dois dias.

3ª feira 26 Fevereiro 2019 (há 26 dias)
gosto

Com o objectivo de avaliar e comparar a eficácia e a farmacocinética de duas fontes diferentes de ferro, o gleptoferron (GLF) eo ferro dextrano (DXT), em leitões com dois dias de idade, foram utilizados 32 leitões de quatro ninhadas.

No segundo dia de vida, foram seleccionados oito leitões por ninhada e injectados com uma das duas fontes de ferro, GLF ou DXT (quatro leitões por grupo de tratamento em cada ninhada).

Foram recolhidas amostras de sangue antes do tratamento e às 1, 2, 6, 10 e 12 horas após a injecção com ferro. Foram recolhidas amostras adicionais nos dias 1, 2, 3, 4, 7, 14, 19 e 24. As concentrações séricas de ferritina e ferro foram determinadas em todas as amostras e os seguintes parâmetros farmacocinéticos de ferro foram calculados: pico de concentração, tempo para atingir o pico de concentração, a meia-vida e a extensão da absorção. Os parâmetros hematológicos também foram analisados para avaliar o status de ferro: hematócrito, hemoglobina, eritrócitos, volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média e concentrações médias de hemoglobina corpuscular. Os leitões foram pesados individualmente a cada semana.

Não houve diferenças significativas no rendimento de crescimento entre os tratamentos observados. Ambos os produtos foram eficientes para prevenir a deficiência de ferro e anemia durante o período de lactação. A absorção e biodisponibilidade do ferro foram maiores com o GLF do que com o DXT.

Nas condições deste estudo, ambos os produtos de ferro foram eficientes para prevenir a deficiência de ferro e anemia no período de lactação. A absorção e biodisponibilidade do GLF foi significativamente maior e mostrou um perfil farmacocinético diferente do DXT.

Morales J, Manso A, Martín-Jiménez T, et al. Comparison of the pharmacokinetics and efficacy of two different iron supplementation products in suckling piglets. J Swine Health Prod. 2018;26(4):200-207.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags