X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da vacinação sobre as quantidades de antimicrobianos prescritos nas explorações suínas

É frequente afirmar que as vacinas podem ajudar a reduzir o uso de antimicrobianos na produção suína. No entanto, poucas são as provas disponíveis fora dos ensaios clínicos.

14 Maio 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

É frequente afirmar que as vacinas podem ajudar a reduzir o uso de antimicrobianos na produção suína. No entanto, poucas são as provas disponíveis fora dos ensaios clínicos.

Foram estudadas as quantidades de antimicrobianos prescritos para leitões desmamados e de engorda nas explorações após o início da vacinação contra cinco infecções endémicas comuns: Mycoplasma hyopneumoniae, Actinobacillus pleuropneumoniae, PCV2, PRRS e Lawsonia intracellularis. Foram comparadas as alterações após uma data seleccionada ao acaso nas explorações que não vacinavam contra cada uma das infecções. Foram incluídas explorações de porcas dinamarquesas que iniciaram a vacinação durante o período 2007-2013 (69-334 explorações dependendo da análise). As explorações de porcas sem uso da vacina em questão foram incluídas como explorações não expostas (130-570 explorações, dependendo da análise). Foram extraídas da base de dados VetStat as prescrições de antimicrobianos para os leitões desmamados das explorações de mães e para os porcos de engorda nas explorações receptoras durante um periodo de 12 meses antes e 6-18 meses depois da primeira compra da vacina ou data aleatória e foram quantificados como doses médias diárias por animal  (ADDs) por cada 100 animais por dia.

A diferença entre o nível de ADD por exploração no periodo depois e antes da vacinação resultou em modelos de regressão linear para porcos desmamados e modelos lineares de efeitos mistos para porcos de engorda, tendo em conta explorações de mães que entregam porcos a duas ou mais explorações. Inicialmente foram considerados três factores de risco plausíveis (ADD basal, compra de vacinas específicas, compra de outras vacinas) e cinco factores de confusão (tamanho da exploração, exportação e estatuto sanitário da exploração, ano e estação).

O principal efeito significativo em todos os modelos foi o ADD basal; quanto maior era o ADD basal para os porcos de desmame e acabamento, maior era a diminuição de ADD depois da vacinação (ou data aleatória para as explorações não vacinadas). Independentemente do estatuto vacinal, proporções quase iguais das explorações experimentaram uma diminuição e um aumento no ADD resultando em nenhuma alteração geral no ADD. Além disso, apenas se encontraram efeitos menores quando as vacinas foram usadas em combinação.

Em conclusão, os resultados deste estudo apoiam pouco a hipótese de que a vacinação contra cinco doenças endémicas comuns proporcione uma estratégia geral plausível para reduzir o uso de antimicrobianos nas explorações suínas dinamarquesas.

Kruse AB, de Knegt LV, Nielsen LR, Alban L; No Clear Effect of Initiating Vaccination against Common Endemic Infections on the Amounts of Prescribed Antimicrobials for Danish Weaner and Finishing Pigs during 2007-2013; Front Vet Sci. 2017 Jan 16;3:120. Full article: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fvets.2016.00120/full

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista