Leia este artigo em:

Dinâmica do resistoma antibiótico nas fezes de porcos desmamados após administração de oxitetraciclina

Os porcos que receberam oxitetraciclina mostraram uma riqueza e diversidade de genes de resistência a antibióticos (ARGs) significativamente maior que os porcos controlo.

3ª feira 16 Julho 2019 (há 1 meses 9 dias)
gosto

Foi utilizada metagenómica para monitorizar o efeito da oxitetraciclina, administrada em dose terapêutica, sobre a dinâmica da microbiota e o resistoma nas fezes de porcos desmamados.

Foram distribuídos aleatoriamente dezasseis porcos desmamados por dois tratamentos que incluiam uma dieta de iniciação standart durante 21 dias ou uma dieta suplementada com antibióticos (10 g de oxitetraciclina / 100 kg de peso corporal / dia) durante 7 dias, seguidos de 14 dias de dieta de iniciação standart. Foram recolhidas fezes dos porcos nos dias 0, 8 e 21 para traçar um perfil da microbiota e do resistoma.

Os porcos que receberam oxitetraciclina mostraram uma riqueza e diversidade de genes de resistência a antibióticos (ARGs) significativamente maior que os porcos controlo. A administração de antibióticos enriqueceu significativamente a abundância de 41 ARGs, principalmente de resistência à tetraciclina, betalactâmicos e classes multiresistentes. Ao fim de 7 dias de administração dos antibióticos foram observadas alterações na composição das colónias bacterianas, na qual os porcos medicados mostraram um aumento das colónias de Escherichia (Proteobacteria) e Prevotella (Bacteroidetes), em comparação com os porcos não medicados. Isto poderia ser explicado pelo potencial destes taxons para transportar ARGs que podem ser transferidas para outras bactérias susceptíveis no densamente povoado meio intestinal.

Estes resultados ajudarão na optimização de esquemas terapêuticos envolvendo o uso de antibióticos na produção suína.

Mahdi Ghanbari, Viviana Klose, Fiona Crispie & Paul D. Cotter. The dynamics of the antibiotic resistome in the feces of freshly weaned pigs following therapeutic administration of oxytetracycline. Scientific Reports, Volume 9, Article number: 4062 (2019)

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags