Changes in animal husbandry practices for swine, such as improved and new genetic lines, nutrition and feed form, and improved facility and equipment design, make it necessary to validate or update these dimensions for modern animals.
É importante para o projeto adequado de instalações para animais em confinamento bem como equipamentos de alimentação e água ter conhecimento das dimensões físicas do gado acconfinar. Uma norma de engenharia para as dimensões dos bovinos e aves, publicada pela ASABE, fornece informação sobre as dimensões dos suínos, originalmente publicada em 1968. As alterações nas práticas de produção de suínos, como o melhoramento genético e as novas linhagens genéticas, a nutrição e apresentação da ração, e a melhoria do design das instalações e equipamentos, tornam necessária a validação ou a atualização destas dimensões para os animais modernos.

Objetivo: Este estudo avalia os dados sobre as dimensões dos porcos modernos em fase de engorda.
Métodos: Um total de 150 porcos em fase de engorda foram amostrados em aproximadamente cinco idades: 4, 8, 12, 16 e 20 semanas (30 animais em cada idade). Os animais representavam um número igual de três linhagens comerciais de reprodutores (Landrace, Duroc e Yorkshire), e foi amostrado o mesmo número de machos castrados e fêmeas. As imagens digitais coloridas, tanto dorsais como laterais, bem como imagens de profundidade, foram obtidas através de um sensor Kinect enquanto os porcos permaneciam individualmente num suporte ou balança. As imagens foram analisadas através de métodos manuais e automatizados. As dimensões físicas medidas incluíram a altura do dorso ao solo, o comprimento do focinho à base da cauda, a largura das costas, o comprimento da barbela, a altura dos membros anteriores e a profundidade do corpo do dorso ao ponto mais baixo do abdómen, entre outras.
Resultados: Verificou-se que a conformação dos porcos modernos se alterou em relação às dimensões recolhidas nas normas de engenharia atuais, pelo que os porcos modernos tendem a ser, em média, 15,1% mais largos, 10,2% mais curtos e 4,9% mais baixos entre as 4 e as 20 semanas de idade.
Conclusão: Estas dimensões atualizadas dos porcos modernos permitirão aos engenheiros conceber melhor os equipamentos e as instalações para suínos.
Condotta, I.C.F.S., Brown-Brandl, T.M., Stinn, J.P., Rohrer, G.A., Davis, J.D., Silva-Miranda, K.O. 2018. Dimensions of the modern pig. Transactions of the ASABE. 61(5):1729-1739. https://doi.org/10.13031/trans.12826.



